Projeto de pesquisa tcc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2230 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
FJN – Faculdade de Juazeiro do Norte

Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação

Segurança da Informação








PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO DE
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO COM BASE NAS NORMAS
ABNT ISO/IEC 27001 E ABNT ISO/IEC 27002













WELLINGTON FEITOZA GONÇALVES
















Juazeiro do Norte – CE, Junho de2010
SUMÁRIO

Conteúdo
1. INTRODUÇÃO 1

2. OBJETIVOS 2

2.1 Objetivo Geral 2

2.2 Objetivos Específicos 2

3. JUSTIFICATIVA 3

4. PROBLEMÁTICA 5

4.1 Questão Principal 5

4.2 Questões Secundárias 5

5. HIPÓTESES 6

5.1 Hipótese Principal 6

5.2 Hipóteses Secundárias 6

6. METODOLOGIA 7

7. REFERENCIAL TEÓRICO 8

8. CRONOGRAMA 11

9. REFERENCIASBILIOGRÁFICAS 12


















INTRODUÇÃO


Devido à questão de integridade, confidencialidade e disponibilidade de dados, empresas e usuários procuram investir na gestão de segurança da informação. Dessa forma, faz-se necessário a implantação de ferramentas as quais proporcionem maior proteção ao sistema, fazendo com que os riscos de perda, roubo ou extravio sejam minimizados.Como as informações tornaram-se, nos dias atuais, um bem intangível de alto valor em alguns casos mais importantes do que os bens materiais, torna-se necessário uma maior proteção á esses ativos que circulam pela rede mundial de computadores, onde nem todos os usuários são bem protegidos. Em algumas situações, empresas implantam segurança de dados em seu sistema, mas não da maneiracorreta, investindo em equipamentos desnecessários onde os mesmos, às vezes, são configurados de maneira incorreta não mantendo atualizações necessárias para um bom funcionamento.

Com uma boa gestão de segurança e com equipamentos adequados e devidamente configurados as empresas e os usuários terão uma maior proteção, permitindo assim o uso de serviços com riscos minimizados de exposiçãoindevida de dados ou informações.

Desta forma serão mostrados métodos o qual buscará mostrar com base em dados concretos, as praticas e técnicas existentes para implantação de uma política de segurança em sistemas pessoais ou empresariais.

OBJETIVOS


1 Objetivo Geral

Apresentar o processo de implantação de um SGSI (Sistema de Gestão de Segurança da Informação), definindo suaimportância e demonstrando alguns fatores importantes que devem ser considerados em uma política de segurança.


2 Objetivos Específicos


• Descrever o uso de normas para definição de uma política de segurança;


• Analisar tecnologias computacionais que proporcionem maior segurança ás informações;

• Mostrar o uso de ferramentas minimiza as chances de perdas ou exposiçãoindevida de informações;


• Apresentar técnicas para implantação de uma política de segurança.






























JUSTIFICATIVA

Com o constante aumento das informações que trafegam pela rede mundial de computadores e as comunicações entre as diversas redes existentes, algumas delas passam por caminhos que podem não ser seguros, fazendo comque fiquem cada vez mais expostas e vulneráveis a ação de criminosos virtuais.

Através desta pesquisa pretende-se mostrar, com bases teóricas, as práticas, técnicas e ferramentas existentes para implantação de uma política de segurança, os benefícios que ela traz para um sistema empresarial ou pessoal, os fatores que levam à implantação, os gastos necessários para se implantar essatecnologia e se realmente vale a pena investir. É fundamental que os sistemas possuam ferramentas adequadas e devidamente configuradas para maior proteção de dados e informações, deve esta sempre ser atualizado para minimizar os riscos existentes na rede, onde o número de ameaças cresce diariamente fazendo com que a política de segurança seja constantemente revisada.

É de extrema importância...
tracking img