Projeto de pesquisa setor rh

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (398 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A crise na empresa, no mercado, na economia... A culpa é do governo!
Crise é a quebra repentina do equilíbrio de uma situação, cria incerteza, gera insegurança influindo no estado de espírito do seupessoal afetando a motivação, a confiança e gera medo. Pessimista alardeia, otimista se cala, o bom dirigente analisa a realidade e as possibilidades.
Quando surge a crise, a área de RH é a primeiraa sofrer cortes de despesas, pessoas, treinamento, investimentos em programas sociais, de capacitação e desenvolvimento de profissionais. Sempre me questionei como, de repente, se descobre que temmuita gente desnecessária. Demissão em massa, se não é uma ameaça de manobra, pressão política, evidencia uma deficiência do modelo de administração da empresa, vai gerar desperdício de investimentosfeitos em RH, os quais em geral serão irrecuperáveis. Quando a crise passar e a demanda for retomada, vai exigir boa administração e gestão.
Costumo dizer que estas empresas cometeram dois errosbásicos na sua administração:
1º - Errou antes. Admitindo mais gente do que deveria com a prudência da administração. Evidenciou que a empresa tem miopia na administração. Sempre só perceber quando o fatojá aconteceu, faço a ressalva "se não for jogo político". Faltou a gestão, a análise de tendências e a evolução dos dados e fatos. Alguém para integrar as perspectivas de longo, médio e curto prazo.Analisar a tendência de curto-semana-médio-mês-longo-ano, mês a mês em TAD, Total Anual Deslocado, fazer estudos em TAD, com estimativa da sagacidade dos executivos, na projeção da probabilidade,previsão das possibilidades com a sensibilidade do dirigente.
2º - Errou agora. Demitindo mais pessoas do que devia por medo dos administradores. Evidenciou que a administração da empresa é inconsequente. Sóvai perceber depois que a crise for superada. Faltou análise das relações de Causas-Efeitos-Desdobramentos. Independente dos aspectos humanos das relações trabalhistas e responsabilidade social...
tracking img