Projeto de pesquisa os impactos das drogas na família

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1523 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO DE PESQUISA

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO .......................................................................................
2. TEMA .....................................................................................................
3. DELIMITAÇÃO DO TEMA .....................................................................
4. PROBLEMATIZAÇÃO...........................................................................
5. JUSTIFICATIVA ....................................................................................
6. HIPÓTESE ............................................................................................
7. OBJETIVOS ..........................................................................................
8. METODOLOGIA...................................................................................
9. TEORIA DE BASE ................................................................................
10. ORÇAMENTO .......................................................................................
11. CRONOGRAMA ....................................................................................1 - INTRODUÇÃO
O presente projeto de pesquisa foi elaborado para avaliação do trabalho de conclusão de curso da Faculdade de Serviço Social de Dracena.
O estudo refere-se a uma pesquisa acerca da dependência química na adolescência, visando analisar as consequências que as drogas causam na vida de adolescentes e seus impactos no âmbito familiar.
Também realizamos uma análise sobre ainstituição familiar, que é o eixo que move as relações sociais dos indivíduos. Desta maneira, compreendemos que a família enquanto instituição socializadora deveria ser conhecida desde seus primeiros modelos de constituição até aos moldes mais contemporâneos onde sua estrutura toma diversas formas.
Portanto ao iniciarmos a discussão sobre o uso de drogas na adolescência buscamos o esclarecimento dequestões que fazem parte de nosso cotidiano e que são tão pouco exploradas no âmbito familiar e social.

2 - TEMA
O impacto das drogas na família

3 - DELIMITAÇÃO DO TEMA
O impacto das drogas na família, a partir de pesquisas realizadas em livros, artigos e revistas e junto à região de Dracena.

4 - PROBLEMATIZAÇÃO
Quais as conseqüências que as drogas ocasionam no relacionamento familiar dosdependentes químicos, e o que ocorre com os vínculos familiares?

5 - JUSTIFICATIVA
Observando o aumento dos casos de drogadição nas cidades e a preocupação da família e da sociedade em si, esse tema despertou-nos interesse para a pesquisa sobre as conseqüências das drogas na família e o porquê este problema está atingindo progressivamente as camadas mais jovens da população. Embora o problemaexista também entre os adultos e seja, também neste caso, alarmante, o envolvimento precoce com o vício preocupa pelo fato de interferir no adequado desenvolvimento do indivíduo, tanto do ponto de vista físico, como do psicológico.
A adolescência é o momento em que o jovem procura a sua identidade, não mais se baseando nas orientações dos pais, mas também, nas relações que constrói com o gruposocial no qual está inserido, principalmente o grupo de amigos.
O primeiro contato com uma droga pode acontecer por mera curiosidade, quando o jovem sente-se inclinado a conhecer os efeitos tão comentados que ela produz , em outras ocasiões é o grupo social frequentado pelo adolescente que faz pressão para que ele haja de acordo com as normas do grupo, podendo então ser aceito por ele. Na adolescênciaé muito importante a identificação com o grupo, porque nessa fase o jovem está tentando evoluir a partir de sua condição infantil, ligada basicamente a família, para um mundo novo onde ele encontrará o seu papel de adulto. Se no grupo há o hábito de experimentar e consumir drogas, o jovem será pressionado a fazer o mesmo, sendo então aceito como membro afetivo.
O problema, muitas vezes,...
tracking img