Moralidade subjetiva em hegel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (377 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MORALIDADE SUBJETIVA – RESENHA CRITICA
Georg Wilhelm Friedrich Hegel

Desde o nascimento, o ser humano desenvolve princípios e valores influenciados pelo contexto social em que vive. Dessemodo, tais fatores determinarão a construção de sua moralidade subjetiva que é representada pela vontade intrínseca.
A exteriorização da vontade subjetiva é demonstrada pela ação moral que écontratualmente aceitável mediante o livre-arbítrio. Entretanto, no momento em que as ações individuais interferem na liberdade dos demais indivíduos, a ação jurídica atua como mediadora e dessa maneiraestabelece o controle social.
Durante o processo coercitivo, a pretensão do individuo é analisada, pois o mesmo só deverá ser considerado responsável pela ação se for consciente das consequências econdições em que atuou. Ou seja, o sujeito nesse contexto possui intenção. Porém, quando aquele não prevê as possíveis conseqüências dos seus atos, apenas está desenvolvendo o propósito de satisfação pessoal.Contudo, por mais que ele preveja os prováveis efeitos, a ação poderá ser intensificada involuntariamente e o mesmo poderá ser responsabilizado por algo que não intentou.
A partir do surgimento dasociedade, houve a necessidade de se estabelecer normas sociais que proporcionassem o bem - estar social. Desse modo, o bem em sua essência é relativo, pois o que pode ser bom e aceitável para umapessoa poderá ser condenável universalmente. Portanto, as ações subjetivas devem estar sujeitas ao Direito que por sua vez viabilizará o bem-estar coletivo.
Dentro deste contexto, a certeza moralsurge como a capacidade do individuo reconhecer os seus direitos e deveres, instituídos pelas leis e os princípios e desta forma, contribuir para a harmonia social. No entanto, tal realidade pode sersucumbida a partir do momento em que os princípios subjetivos acabam por se sobrepor aos valores objetivos. Ou seja, é o surgimento da raiz do mal. O desenvolvimento deste sentimento em seu estágio...
tracking img