Projeto de pesquisa do cmi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3831 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho é fruto da disciplina  de Pesquisa em Serviço Social I. O tema  escolhido, foi uma sugestão do corpo docente do curso de Serviço Social da Unisul, visando aprimorar e apresentar a realidade dos trabalhos no Conselho Municipal do Idoso de Florianópolis.
É  de vital importância a participação do profissional  Serviço Social nos conselhos paracontribuir de maneira efetiva e com seu conhecimento colaborar com a construção e atuação dos projetos para desenvolver e garantir os direitos que assentem a pessoa idosa. No Brasil, o acréscimo quantitativo de idosos vem acompanhado pelo aumento da expectativa de vida da população, de modo geral, que duplicou no período de um século, passando, em média de 34 anos em 1900, para mais de 68 anos, em 2000,com projeção de alcançar os 75 anos em 2025 (VERAS, 1994).
O Conselho Municipal de Idosos de Florianópolis é responsável pela defesa dos direitos da pessoa idosa do município de Florianópolis. Tem competência deliberativa, consultiva, fiscalizadora e normativa, com autonomia decisória, devendo representar os interesses da sociedade, levando em consideração as reivindicações dos diversosgrupos sociais e a implementação e controle das políticas sociais.
A pesquisa teve por objetivo geral identificar a atuação do conselheiro no Conselho MI. Justificou-se pelo questionamento de qual a causa da pouca contribuição de grande parte dos conselheiros, na atuação do conselho, pois se verificou a necessidade de maior interesse desses conselheiros nas atividades, na contribuição dasdiscussões em plenárias, nas reuniões das Comissões, nas visitas de avaliação para inscrição e fiscalização das Entidades de atendimento ao idoso, nos eventos e outros.
A metodologia deste Projeto de Pesquisa apresenta os procedimentos de como pretende executar a pesquisa a ser realizada nos conselhos municipais do idoso.
CONSELHO DE DIREITOS DA PESSOA IDOSA

2. TEMA:

➢ Atuação doProfissional do Serviço Social no Conselho Municipal do Idoso.

3. PROBLEMAS:

➢ Quais são os aspectos do envelhecimento quanto à população e as leis que amparam a pessoa idosa?

➢ Qual a fundamentação teórica sobre a concepção de direitos humanos, cidadania, e democracia?
➢ Quais as características das estruturas quanto a sua composição, representatividade, regimentointerno, regulamentação, lei de criação e atas?
➢ Apresentar a fundamentação teórica sobre a prática profissional, como subsídio para verificar a participação do profissional do S.S. nas comissões dos conselhos municipais?

4. HIPÓTESES:

➢ O preconceito da população  e o desconhecimento das leis que amparam os idosos é um fator agravante em relação ao direito do idoso.

➢Diante das leis que amparam os direitos dos idosos e a realidade do difícil acesso da uma diferente concepção aos conceitos de cidadania e democracia.

➢ O descumprimento dos regimentos, leis e a falta de competência na representatividade pode prejudicar a atuação dos CMI.

➢ Se o profissional do serviço social não desempenhar seu papel com comprometimento e ética nas comissões podecomprometer a credibilidade das comissões perante a sociedade, pois o profissional tem que saber qual sua função dentro da CMI, e assim gerenciar suas atribuições para desempenhar com clareza sua tarefa.

5. OBJETIVO GERAL

➢ Analisar as contribuições do profissional do Serviço Social na participação como conselheiro no Conselho Municipal do Idoso do município de Florianópolis.

6.OBJETIVOS ESPECÍFICOS

➢ Contextualizar os aspectos do envelhecimento quanto à população e as leis que amparam a pessoa idosa.

➢ Apresentar a fundamentação teórica sobre a concepção de direitos humanos, cidadania e democracia.

➢ Caracterizar as estruturas quanto a sua composição, representatividade, regimento interno, regulamentação, lei de criação, atas.

➢ Apresentar a...
tracking img