Projeto de pesquisa de mestrado em sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5335 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
0 UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE HUMANIDADES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA

PT versus PSDB: polarizações e aproximações na política brasileira recente

Monalisa Soares Lopes

Projeto de pesquisa apresentado para exame de seleção do Mestrado em Sociologia da UFC, na linha de pesquisa Cultura, Política e Conflitos Sociais.

Setembro / 2008

1 APRESENTAÇÃO EJUSTIFICATIVA A pesquisa aqui proposta tem como tema de análise as relações entre o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Mais especificamente, pretendo compreender as convergências e divergências gestados nas relações entre esses atores, tendo em vista as trajetórias partidárias e as experiências governativas de ambos na política brasileira contemporânea. Adécada de 1990 foi decisiva para o processo de institucionalização de PT e PSDB, assim como da disputa entre os mesmos. É importante salientar, que essa institucionalização ocorreu em moldes diferenciados para cada um dos partidos. Afinal, enquanto o primeiro foi fortalecendo seu vínculo com os movimentos da sociedade civil e se constituindo como a referência partidária de oposição no país, o segundoampliou significativamente sua máquina partidária através do exercício da função governativa em nível federal1. A chegada do PSDB ao executivo federal se configurou como momento ímpar para o estabelecimento da efetiva oposição entre estes partidos, o que contribuiu para a construção de uma primazia entre PSDB – PT nas disputas presidenciais que ocorreram entre 1994-2006. Desse modo, PSDB e PTadquiriram proeminência no quadro político-partidário pelos lugares que assumira ao longo da década de 1990. O primeiro esteve à frente do executivo federal por dois mandatos consecutivos (1994-1998 / 1998-2002), ampliou sua representação nos diversos estados do país e foi consolidando cada vez mais o perfil de partido nacional. Ao passo que o segundo além de se constituir no maior partido de oposição,conquistou o poder político em capitais importantes do país2 e nas eleições de 2002, após concorrer pela quarta vez, conquistou o governo federal. A eleição e posse, em 2002, de um Presidente da República com a trajetória política de Lula da Silva3 foram expressivas de mudanças no cenário político brasileiro. Entre as quais menciono a nova função (oposicionista) a ser assumida pelos políticospertencentes ao PSDB. Durante dois anos e meio, sob orientação da professora Auxiliadora Lemenhe em seu projeto de pesquisa Governo Lula: unidade e divisão na política brasileira contemporânea4, desenvolvi um estudo sobre as relações que se estabeleceram entre o PSDB e o PT ao longo do primeiro mandato do Governo Lula. Parte dessa pesquisa serviu de subsídio para minha monografia, na qual procureievidenciar em que contextos e de que modo o PSDB construiu estratégias de oposição ao Governo Lula.
1

Segundo Roma (2002), entre 1993 e 1996 o PSDB praticamente triplicou o número de vereadores e duplicou o número de prefeitos filiados. Na mesma eleição de 1994 o partido ampliou em cinco vezes mais o número de governadores e no período que compreende de 1993 a 1997 conseguiram dobrar arepresentação na câmara federal. 2 Dentre as capitais podemos destacar São Paulo, Porto Alegre e Fortaleza. 3 Operário metalúrgico em São Bernardo projetou-se nacionalmente como líder sindical, tornou-se fundador e presidente de honra do maior partido de oposição da década de 1990 (PT). 4 Fui bolsista do programa de iniciação científica (PIBIC-CNPq) no período de 2005.2 - 2006.2.

2 Desse modo, meuinteresse pelo problema de pesquisa aqui exposto começou a amadurecer a partir do processo de escrita da minha monografia de conclusão de curso, intitulada De Pedra à Vidraça: o Governo Lula e o PSDB. Neste trabalho, realizei um acompanhamento sistemático dos acontecimentos que envolviam o governo (PT) e a oposição (PSDB). A partir disso, pude perceber uma reconfiguração na relação entre estes...
tracking img