Projeto de pesquisa bullying

1 INTRODUÇÃO


O bullying, que é uma pratica muito comum e a qual se dá pouca importância, pois muitas vezes é vista como simples brincadeira de criança, mas que pode trazer conseqüências muitasvezes irreversíveis na vida daqueles que sofrem com esse tipo de agressão. Pois a prática do bullying se concentra na combinação entre a intimidação e a humilhação das pessoas, muitas vezes agredidasfisicamente, as quais geralmente mais acomodadas, passivas, tímidas e que tendem a calar se diante dessas agressões, assim podendo ser considerada como forma de abuso psicológico, físico e social. Nãose tratando assim de pequenas brincadeiras próprias da infância, mas de casos de violência, em muitos casos de forma velada e podem causar danos psicológicos para a criança e o adolescente facilitandoposteriormente a entrada dos mesmos no mundo do crime, pois estimula a delinqüência e induz a outras formas de violência explícita. Portanto é necessário que as escolas se tornem preparadas paralidar e combater esse tipo de violência muito freqüente no meio educacional.













2 Retratando Bullying Como Um Ato de Violência

A violência nas escolas é uma realidade que temassustado pais, professores e a sociedade em geral. Mas não é possível tratar a violência de uma maneira geral, pois dentro dessa realidade podemos observar diversas formas de praticá-la, o bullying éuma dessas formas de violência, muito embora tem sido considerada ao longo dos anos como forma de crianças e adolescentes brincar entre si.
Mas a partir dos anos 70 na Noruega, através do professorDan Olweus, começaram que as intimidações, apelidos e agressões têm influencias significativas no comportamento daqueles que os sofrem.
Para entender como esse tipo de violência agride as crianças eadolescentes, antes é necessário entender o que é bullying e como ele ocorre no ambiente escolar.
O temo bullying não tem tradução na língua portuguesa, o qual descreve atos de violência física ou...