Bullying

Páginas: 6 (1419 palavras) Publicado: 15 de abril de 2014










PROJETO CIENTÍFICO


A DIFICULDADE QUE A CRIANÇA TEM DE SE EXPRESSAR QUANDO SOFRE O BULLYING









Jaqueline Silva
Jéssica Oliveira
Karolyne Azevedo
Luane Bispo
Meliane Tosini




2013
PROJETO CIENTÍFICO
A DIFICULDADE QUE A CRIANÇA TEM DE SE EXPRESSAR QUANDO SOFRE O BULLYING






Jaqueline Silva – RA: 130004099
Jéssica Oliveira – RA:130001248
Karolyne Azevedo – RA: 130003841
Luane Bispo – RA: 120000448
Meliane Tosini – RA: 130002074





Análise da dificuldade que a criança tem de se expressar quando é vítima de Bullying.





Projeto apresentado à disciplina de Metodologia do Trabalho Científico sob orientação da Professora Brígida Queiroz.











2013
RESUMO

O Bullying é uma agressão que podeocorrer de forma física, verbal ou psicológica, a criança que sofre o bullying muitas das vezes tem vergonha de se expor, sofrendo assim consequências em que eles se reprimem, isolam-se do convívio social e tem baixa autoestima, por este motivo não recebem a ajuda adequada para que se resolva o problema. O projeto dará ênfase à dificuldade que a criança tem de se expressar, quando ela sofre obullying. Através da pesquisa realizada no PAS (Projeto de Ação Social) podemos trazer dados que mostram a inibição das crianças quando é tratado o assunto bullying.

Palavras Chaves: Bullying, Expressão, Crianças.































SUMÁRIO





























INTRODUÇÃO

O termo bullying tem origem da palavrainglesa bully, que significa valentão, brigão. É entendido também como intimidação, ameaça, humilhação e mau trato.
“É uma ação de transgressão individual ou de grupo, que é exercida de maneira continuada, por parte de um indivíduo ou de um grupo de jovens definidos como intimidadores nos confrontos com uma vítima predestinada.” (CONSTANTINI, p. 69, 2004).
Com isso podemos entender que o autor dobullying pratica-o para se sentir mais popular, sentir-se poderoso e obter uma boa imagem de si mesmo. Em geral são pessoas de pouca empatia, pertencentes a famílias desestruturadas em que existe falta de relacionamento afetivo. As crianças ou adolescentes que sofrem bullying tendem a se isolar, possuem uma baixa autoestima, tem queda no rendimento escolar, tendem a adquirir sentimentos negativos esérios problemas de relacionamento, podendo inclusive contrair comportamento agressivo. Essas reações são os reflexos da dificuldade que a criança tem de se expressar quando sofre o bullying.
Segundo Rojas e Gossler (2009), o Bullying pode ocorrer de forma psicológica, com críticas verbais à aparência, as características intelectuais da pessoa e na colocação de um ou mais apelidos (rolha de poço,quatro olhos, boca de caçapa e etc.). Mas também ocorre de formas físicas como, por exemplo, chutes, empurrões e puxões de cabelo.
Dados de pesquisas realizadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), referente à Pesquisa Nacional da Saúde do Escolar (Pense) realizada em 2009, com cerca de 618,5 mil estudantes com faixa etária entre 13 e 15 anos de escolas particulares epúblicas, das capitais e no Distrito Federal, foram questionados sobre a frequência que haviam sidos zoados e/ou intimidados por seus colegas a ponto de ficarem magoados. Os resultados mostraram que cerca de um terço dos alunos (30,8%) disserem ter sofrido bullying. O percentual dos que foram vítimas deste tipo de violência, raramente ou às vezes, foi de 25,4% e a proporção dos que disseram ter sofridobullying na maior parte das vezes ou sempre foi de 5,4%.
A gravidade do problema é alarmante considerando que em alguns casos extremos o bullying chega a afetar o estado emocional do jovem de tal maneira que ele opte por soluções trágicas, como o suicídio.
Os fatores que contribuem para a dificuldade de combater o bullying são: o fato das agressões geralmente acontecerem no âmbito escolar,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bullying
  • Bullying
  • Bullying
  • Bullying
  • Bullying
  • O Bullying
  • bullying
  • Bullying

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!