Fisica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (461 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 - Primeira Lei de Newton

Também chamada de Lei da Inércia apresenta o seguinte enunciado:

Na ausência de forças, um corpo em repouso continua em repouso, e um corpo em movimento, continua emmovimento retilíneo uniforme (MRU).

Movimento Retilíneo Uniforme é o movimento no qual a velocidade permanece constante durante todo o percurso de um corpo. A velocidade é constante e diferente dezero (V≠0) e a aceleração é nula (a = 0).

Assim, tanto Galileu quanto Newton percebeu que um corpo pode se movimentar sem que nenhuma força esteja atuando sobre ele.

2 - Segunda Lei de NewtonConhecida também como princípio fundamental da dinâmica é a lei que faz relação com a força resultante que atua sobre o corpo e a aceleração adquirida pelo mesmo. Ela diz que todo corpo, em repouso ouem movimento, necessita da aplicação de uma força para alterar o seu estado inicial. Ao se aplicar uma força sobre um corpo, como na gravura apresentada anteriormente, é possível perceber que o corpoao se deslocar terá sua velocidade alterada. O conceito de força é bem intuitivo. Força é a causa que produz alteração na velocidade do corpo, ou seja, produz aceleração.
A mesma lei diz que aresultante das forças atuantes sobre um ponto material é igual ao produto da massa pela aceleração, matematicamente essa lei é representada através da seguinte equação:

Onde força e aceleração sãograndezas vetoriais e possuem a mesma direção, sentido e intensidades proporcionais. No Sistema Internacional de Unidades (SI) a unidade de força é o Newton (N), em homenagem a Sir Isaac Newton, e aunidade de aceleração é o metro por segundo ao quadrado (m/s2).
3 - Referencial Inercial

Referencial inercial é um referencial para o qual se uma partícula não está sujeita a forças, então está paradaou se movimentando em linha reta e com velocidade constante.

4 - Um referencial é denominado referencial inercial se nele a primeira lei de Newton é válida.
5 - Por exemplo, imagine-se em um trem...
tracking img