Projeto de monografia psicomotriocidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1127 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

ECKERT (1993) A Educação física Escolar, como parte integrante do sistema educacional, deve utilizar – se dos conhecimentos da educação psicomotora para proporcionar o desenvolvimento global da criança. Segundo Lê boulch (1983) o desenvolvimento psicomotor se caracteriza por uma maturação que integra o movimento, o ritmo, a construção espacial; mas também o reconhecimento deobjetos, das posições, o esquema do nosso corpo e por fim, a palavra.
NEGRINE (1986) nos orienta para que sejam atendidas as necessidades da criança neste período de desenvolvimento, o programa curricular deverá alcançar três metas básicas, ou seja, a aquisição do domínio corporal, o controle de inibição voluntária e o desenvolvimento sócio – afetivo. Ele também nos chama a atenção quanto a umdos fatores fundamentais do desenvolvimento, que e a lateralidade, onde a define referindo – se ao espaço interno do individuo, capacitando a utilizar um lado do corpo com maior desembaraço do que o outro, podendo encontrar – se definida, cruzada, ou indefinida. Dependendo do nível de prontidão em que a criança se encontra. A indefinição pode gerar sérios problemas para seudesenvolvimento cognitivo.
O presente estudo caracterizará – se como uma pesquisa transversal, e terá como objetivo analisar os tipos de lateralidade e a relação que a mesma tem com o desenvolvimento cognitivo, e mostrar como a mesma não definida de forma correta pode atrapalhar no desenvolvimento cognitivo.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

ECKERT (1993) A Educação física Escolar, como parte integrantedo sistema educacional, deve utilizar – se dos conhecimentos da educação psicomotora para proporcionar o desenvolvimento global da criança. Segundo Lê boulch (1983) o desenvolvimento psicomotor se caracteriza por uma maturação que integra o movimento, o ritmo, a construção espacial; mas também o reconhecimento de objetos, das posições, o esquema do nosso corpo e por fim, a palavra.
ROMERO(1988) O recém – nascido não tem qualquer dominância, utilizando - se das duas mãos à vontade até chegar a idade de um ano, então a mão dominante começara a pegar objetos que estão do lado oposto. A mão mais hábil do ponto de vista motor; é mais fácil de manobrar, é a mão dominante.
Inúmeros autores que buscam uma definição sobre a dominância lateral.
Para Quirós & Schrager apud Negrine(1986) a lateralidade refere – se a prevalência motora de um lado do corpo, e que esta lateralização motora coincide com a predominância sensorial do mesmo lado possibilidades simbólicas do hemisfério cerebral oposto.
COSTE (1978) nos apresenta uma classificação de lateralidade:
• Destralidade Verdadeira: dominância cerebral está a esquerda ( hemisfério esquerdo comanda o hemicorpo direito,levando o individuo a preferir utilizar esse hemicorpo na realização pratica);
• Sinistralidade Verdadeira: dominância cerebral esta a direita dos hemisférios.
• Falsa Sinistralidade: devido a acidentes, o indivíduo originariamente destro, fica materialmente impedido de sê – lo.
• Falsa Destralidade: a organização é inversa à observada na falsa sinistralidade.
Durante ocrescimento, naturalmente se define uma dominância lateral na criança que será mais forte, mais ágil do lado direito ou lado esquerdo. A lateralidade é uma bagagem inata, correspondendo a dados neurológicos. Porem, podendo ser uma dominância espacial adquirida, de acordo com as experiências vividas ou por influencia de certos hábitos. Por isso, a importância da criança não ser forçada a adotar esta ou aquelapostura.
Segundo Negrine a lateralidade “é o reflexo do predomínio motriz dos segmentos direito esquerdo”. O autor considera isto como sendo a “bússola” do esquema corporal. O lado esquerdo e direito não são homogêneos e esta distinção se manifesta ao longo do desenvolvimento e da experimentação. De acordo com Le Boulch (1988) predomínio este que por sua vez, se vincula à aceleração do...
tracking img