Direito - fichamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1547 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 O QUE É PESQUISA?

É uma atividade racional e sistemática (científica) voltada para a solução de problemas. Trata-se de um processo que não se esgota em si mesmo, que supõem, além da técnica, criatividade e persistência.

1.1 TIPOS DE PESQUISA

Como existem vários tipos e formas de indagações que o ser humano pode fazer, como é possível pesquisar muitos objetos diferentes, nãopodemos estranhar o fato de que o caminho da pesquisa seja múltiplo.

Cada tipo de pesquisa tem características próprias e, por vezes, um tipo pode (e deve) complementar outro. Há pesquisas experimentais, estudos de caso, pesquisa-ação, pesquisas de campo e pesquisas bibliográficas.

Esta última será detalhada a seguir porque a quase totalidade dos acadêmicos faz a pesquisa do tipobibliográfico, especialmente os da área de ciências humanas.

1.1.1 Pesquisa bibliográfica
É a pesquisa baseada em fontes escritas, sejam elas primárias ou secundárias. Fonte primária é todo aquele texto original, ainda não comentado ou analisado pelos diversos autores. Fontes secundárias são as obras, textos, elaborados a partir de uma fonte original, como por exemplo, os inúmeros escritos sobre opensamento de Platão, Kant, etc.

1.1.2 As diferentes fontes
a) Bibliotecas (livros, revistas, jornais...).
b) Internet
c) Anotações (de aulas, palestras...).

1.2 O QUE ANOTAR E COMO ANOTAR?

Documentar ou anotar é fundamental na vida acadêmica Registra-se qualquer atividade de interesse acadêmico: idéias de leituras, aulas, palestras, seminários, etc. Anota-se somente as idéiascentrais, frases curtas que sintetizam o tema ou o assunto.

1.2.1 Fichamentos

O fichamento é uma técnica de tomada de notas. Essa tomada de notas é importante no dia-a-dia do aluno, pois a documentação do que for sendo apresentado em aula favorece a participação em aula, uma vez que exige atenção, serve como memória auxiliar, é fonte de estudo, desenvolve a capacidade de síntese e énecessária para o desenvolvimento dos trabalhos de conclusão de curso, monografias, dissertações, teses, etc.

Nos trabalhos e monografias o fichamento é feito na etapa posterior à coleta de dados e anterior à redação do seu trabalho. Constitui-se em etapa importante na organização do pesquisador para a efetivação da pesquisa de documentos. Ele permite um fácil acesso aos dados fundamentaispara a conclusão do trabalho.

O fichamento usualmente empregado no dia-a-dia da vida acadêmica é, praticamente, o de resumo de texto. Entretanto, ele não é somente um resumo, ele é o conteúdo do texto, resumido e classificado conforme a necessidade do pesquisador. Ele contém todas as informações relevantes do texto organizadas através de suas categorias. Dessa forma, o resumo se torna maisuma fonte de clarificação dos conceitos e ainda poupará o tempo do pesquisador na hora de escrever o seu próprio texto, pois poderá usar citações das fontes consultadas.

Os registros e a organização das fichas dependerão da capacidade de organização de cada um. Os registros não são feitos necessariamente nas tradicionais folhas pequenas de cartolina pautada. Podem ser feitos em folhas depapel comum ou, mais modernamente, em qualquer programa de banco de dados de um computador. O importante é que elas estejam bem organizadas e de acesso fácil para que os dados não se percam.

Existem vários tipos de fichamentos, dentre os quais citamos: a) Ficha bibliográfica; b) Ficha de destaques/citações de obra científica; c) Ficha de resumo informativo ou de conteúdo; d) Ficha deesquema; e) Ficha de resumo crítico.
a) Ficha bibliográfica

É a descrição, com comentários, dos tópicos abordados em uma obra inteira ou parte dela para posterior leitura e fichamento ou resumo. Faz parte da coleta de dados/fontes. Indica-se o tema/assunto, n. da ficha, a referência completa e um comentário/apreciação.

Exemplo:

|Educação da Mulher: a perpetuação da injustiça...
tracking img