Projeto de mono - fcd

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3757 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DA REGIÃO DOS VINHEDOS-CARVI
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS-CCSA
DEPARTAMENTO DE ECONOMIA E CONTABILIDADE-DEC
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS


AVALIAÇÃO ECONÔMICA DE EMPRESAS para negociação baseado no modelo DE FLUXO DE CAIXA DESCONTADO

Bento Gonçalves

2010

AVALIAÇÃO ECONÔMICA DE EMPRESAS paranegociação baseado DO MODELO DE FLUXO DE CAIXA DESCONTADO

Projeto de pesquisa de Monografia apresentado como requisito para a obtenção do Grau de Bacharel em Ciências Contábeis da Universidade de Caxias do Sul.

Orientador: Prof. Ms. Simone Taffarel Ferreira

Bento Gonçalves

2010

SUMÁRIO

1 Introdução 4

2 problema de pesquisa 6
2.1 Motivação e brevedescrição do Problema 6
2.2 Delimitação do problema 6
2.3 Definição do problema de pesquisa 7

3 Hipóteses ou proposições 7

4 Objetivos 8
4.1 Objetivo geral 8
4.2 Objetivos específicos 8

5 justificativa 9

6 REFERENCIAL TEÓRICO 10

7 Metodologia 13
7.1 Método de pesquisa escolhido 13
7.2 Definição dos recursos 14

8 estrUtura 15
8.1 Sumário 15
8.2 Comentários 17

9Cronograma 18

Referências bibliográficas 19

Introdução

Nos últimos anos ocorreram grandes mudanças no cenário econômico-financeiro no Brasil. A aceleração da economia brasileira e todas as mudanças ineres ao crescente processo de globalização incluíram o mercado brasileiro no contexto mundial dos negócios. Grandes oportunidades surgiram para os empreendedores brasileiros, assim como váriasoportunidades foram vistas por investidores estrangeiros. Nessa nova realidade, diversos investidores entraram no mercado brasileiro, aonde além de se inserir nesse ambiente através de empresas tradicionais do cenário mundial também se incluíram com a compra integral ou parcial de empresas já consolidadas no país.
Historicamente é notável que nesse período de mudanças que começa em meadosdos anos 90, ocorreram várias negociações de compra e venda de grandes empresas nacionais adquiridas principalmente por estrangeiros, incluindo-se as negociações de entidades publicas (estatais privatizadas). Com estabilidade e crescente desenvolvimento, o Brasil começa a ser visto como país emergente de grande potencial, portanto o ambiente verificado no contexto econômico, como promissor parainvestimentos.
A partir dessa ideia começa a surgir a necessidade de métodos capazes de determinar através de ferramentas os valores justos e acertados para que existam transações como fusões e aquisições de empresas já inseridas e muitas vezes consolidadas no cenário econômico ao qual se encontram. Diante da facilidade de crédito e a possibilidade de bons lucros com aproveitamento doambiente favorável para sua maximização, ter conhecimento do valor de uma instituição em atividade torna-se algo de grande importância para o investidor, acionistas e demais envolvidos. Isso acontece hoje em dia devido a grande competitividade, o que vem obrigando empreendedores a se unirem de todas as formas possíveis para não serem engolidos por concorrentes mais fortes. Existem vários métodos deavaliação de empresas, estes sempre formados por complexos cálculos matemáticos que se norteiam por diversos fatores considerados determinantes para o cálculo do valor mais apropriado. Desde a simples mensuração dos ativos operacionais e não operacionais, a avaliação comparativa de pares existentes no mercado, passando pelos cálculos de potencial de geração de riqueza até ao valor de sua marca. Tudoisso deve ser levado em consideração antes de se encontrar um valor apropriado ou justo as partes interessadas.
A expressão valor pode ter significado e atribuições diferentes para quem está vendendo e para quem está comprando, pois quem vende quer saber o valor mínimo daqueles ativos, já o comprador deseja pagar um preço justo e possível de se recuperar o investimento em certo período de...
tracking img