Projeto de monitoramento de fungos na produção de alimentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1063 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
1.1 Os fungos
O grupo dos Fungos compreende organismos extremamente diversificados e em muitos casos pouco relacionados. Apresentam características comuns aos vegetais e outras aos animais, o que tornou sua posição polêmica entre os seres vivos durante um longo período. Somente a partir de 1969, passaram a ser classificados em um reino à parte.
No sistema de classificação decinco reinos (WITTAKER, 1969), os fungos adquiriram identidade própria, elevados à categoria de reino (Reino Fungi, do grego: sphongos = esponja). Entretanto, o grupo ainda incluía representantes com origens evolutivas distintas, o que o tornava artificial (polifilético) e taxonomicamente invalido (ALEXOPOULOS et al., 1996). O surgimento de novas técnicas e conceitos como a microscopia eletrônica, asistemática filogenética e sobretudo o desenvolvimento da biologia molecular, vem promovendo profundas alterações nos sistemas de classificação (BASEIA In. MAIA, 2007).
Os fungos apresentam um conjunto de características próprias que permitem sua diferenciação das plantas: não sintetizam clorofila, não tem celulose na sua parede celular, exceto alguns fungos aquáticos e não armazenam amido comosubstância de reserva.
A forma de armazenamento de energia é o glicogênio e possui parede celular basicamente composta por quitina, um carboidrato presente no exoesqueleto de artrópodes. A reprodução por esporos, característica de algas e outras criptógramas, é comum aos fungos. Entretanto, a forma é muito variada com ciclos de vida bem distintos.
Esses organismos são ubíquos, ou seja¸ podem serencontrados nos mais variados ambientes, tanto aquáticos (marinhos e de águas continentais) quanto nos ambientes terrestres. Esporos resistentes são muito comuns no ar, dispersando-se facilmente através deste meio.

1.2 Biologia dos fungos
Os fungos são seres heterotróficos e nutrem-se de matéria orgânica, podendo ser decompositores, mutualistas ou até mesmo predadores. Os que se alimentam dematéria orgânica são chamados fungos saprofíticos, são os decompositores, os q se nutrem de matéria viva são chamados fungos parasitários. Os fungos também podem se associar a clorófitas formando Líquens. Apresentam digestão extra corpórea, lançam enzimas no meio e se alimentam por absorção.
São seres eucarióticos, com um só núcleo, como as leveduras, ou multinucleados, como se observa entre osfungos filamentosos ou bolores. Seu citoplasma contém mitocôndrias e retículo endoplasmático rugoso.
As células dos fungos possuem vida independente, não se unem para formar tecidos verdadeiros, incluem organismos unicelulares (leveduróides, ex: Sacharomyces cerevisae) ou filamentosos (ALEXOPOULOS et al., 1996; RAVEN et al., 2007). O conjunto de filamentos que compõe a frutificação dos fungos échamado de micélio. O micélio é um sistema de filamentos geralmente muito ramificado, constituindo às vezes, corpos morfologicamente complexos. Os filamentos do micélio são chamados hifas (ALEXOPOULOS et al., 1996; GUERREIRO & SILVEIRA, 2003; RAVEN et al., 2007).

1.3 Estrutura dos fungos
Os fungos podem se desenvolver formando colônias de dois tipos:
- leveduriformes;- filamentosas.
As colônias leveduriformes são pastosas ou cremosas, formadas por microrganismos unicelulares que cumprem as funções vegetativas e reprodutivas.
As colônias filamentosas podem ser algodonosas, aveludadas ou pulverulentas; são constituídas fundamentalmente por elementos multicelulares em forma de tubo: as hifas.
As hifas podem ser contínuas ou cenocíticas e tabicadas ouseptadas. Possuem hifas septadas os fungos das Divisões Ascomycota, Basidiomycota e Deuteromycota e hifas cenocíticas, os das Divisões Mastigomycota e Zygomycota.
Ao conjunto de hifas, dá-se o nome de micélio. O micélio que se desenvolve no interior do substrato, funcionando também como elemento de sustentação e de absorção de nutrientes, é chamado de micélio vegetativo. O micélio que se projeta na...
tracking img