Projeto de jogos e brincadeiras em educação física escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (885 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ÉRICA PATRÍCIA VALIM TEIXEIRA – RA: 1105165







PROJETO PRÁTICA











CENTRO UNIVERSITÁRIOCLARETIANO
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
JOGOS EBRINCADEIRAS I
EDNEIA ALINE DA SILVA























POLO CAMPINAS
2012



Primeira EtapaFiz opção pelo jogo “Coelhinho sai da toca” para uma turma de 5º série do ensino fundamental II que por ser um jogo dinâmico que envolve flexibilidade e rapidez em sua execução seria maisapropriado para o trabalho de atividade física desta faixa etária.
Dentro de um espaço determinado previamente, que poderá ser a quadra ou o pátio da escola, as crianças se distribuem em “tocas” configuradaspor bambolês ou um circulo desenhado no chão com giz, porém para este segundo as tocas não poderão mudar de lugar já que estão desenhadas.
Normalmente faz-se uma “toca” a menos do que o total departicipantes, ficando um deles sem “toca”.
O professor então diz o mote da brincadeira: “coelhinho, sai da toca, um, dois, três!” As crianças devem abandonar a sua posição original e procurar outratoca, correndo o risco de ficar sem nenhuma.
Este jogo é originário de Guaporé no Rio Grande do Sul e possui como variação a forma de deslocamento, saltando num dos pés, engatinhando, ou quicando umabola. É possível ainda, quando o desempenho corporal já for mais eficiente, propor que as “tocas” sejam ocupadas por duplas e trios.
Os materiais necessários para este jogo são: Bambolês ou giz paradesenhar no chão e cordas.


Segunda Etapa

Os três objetivos para o ensino além do jogo são; Deslocamento com estratégia, percepção de espaço do próximo e do próprio corpo e flexibilidade.
Para...
tracking img