Projeto de estradas florestais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2983 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA - UNOESC
CAMPUS DE XANXERÊ






RAQUEL LUZIA DITTMANN
MARIANE PICINATTO SOLIGO
FELIPE MARCON
ADILSON BALENA








PROJETO DE ESTRADAS E TRANSPORTE FLORESTAL











XANXERÊ
2012
1. Introdução

A estrada é uma faixa do terreno sistematizada para a circulação de veículos automotores. Cada estrada possuicaracterísticas que dependem da sua utilização, da localização, das condições do terreno, bem como dos próprios recursos financeiros empregados. As estradas florestais são, geralmente, muito simples, estreitas com rampas definidas a partir da necessidade de menor movimentação de terra possível.
MACHADO (1994) afirma que apesar da importância das estradas florestais, a sua construção não implicano uso de uma metodologia e instrumental de alta precisão como aqueles comumente utilizados na construção das grandes rodovias. Afirma ainda que as estradas florestais geralmente são construídas segundo o aspecto de rapidez e baixo custo.
O transporte é um dos meios essenciais para o desenvolvimento e o progresso de uma nação, ele é responsável pelo suprimento das indústrias e de outrosconsumidores, sendo geralmente, componente importante do custo final do produto, em que se consiste na movimentação de madeira dos pátios ou das margens das estradas até o local de consumo. No Brasil, é realizada com diferentes tipos de veículos, em razão da distância de transporte, do volume de madeira a ser deslocada, das condições locais da região, da capacidade de carga do veículo e dos tipos deequipamentos de carregamento e descarregamento (MACHADO, 2000).
Sendo assim, nosso projeto terá como base a empresa Celulose Irani S.A. de Vargem Bonita – SC, na exploração florestal, do Pinus taeda L., uma vez que produto final será Papel e Embalagem, pela alta demanda no mercado e grande exportação do país.


1. Objetivos




- Fornecer qualidade e quantidade de madeira parafins de papel e embalagens;
- Fornecer transporte rápido, eficiente e seguro;
- Orientar sobre os novos meios de transporte que possam ser complementares;
- Assegurar o máximo grau de utilização dos recursos;
- Suprir a demanda da região;
2. Desenvolvimento


O Estado de Santa Catarina é uma das 27 unidades federativas do Brasil, localizada no centro da região Sul do país, sendoo vigésimo estado brasileiro com maior extensão territorial e o décimo primeiro mais populoso, além de ser o nono mais povoado com 293 municípios. As dimensões territoriais abrangem uma área de 95.346,181 km²,  limitado aos estados do Paraná (ao norte) e Rio Grande do Sul (ao sul), ao Oceano Atlântico (a leste) e à Argentina (a oeste). 
Desse modo, a Celulose Irani S.A, é uma das principaisindústrias nacionais dos segmentos de celulose e papel e de embalagens de papelão ondulado. Há 70 anos em operação, produz celulose, papéis Kraft, chapas e caixas de papelão ondulado e resinas, e comercializa móveis de Pinus. Incorporou em sua prática o conceito de sustentabilidade, assegurando produtos de alta qualidade, de acordo com as melhores práticas de manejo. A produção integrada IRANI de baserenovável é garantia de geração de valor para os clientes e para a sociedade; crescimento e sustentabilidade dos negócios; e justo e permanente retorno aos investidores.
Considerando esses fatos, nosso projeto também vai se localizar na cidade de Vargem Bonita-SC, próximo a BR-282 tanto a plantação quanto a fábrica de papel e embalagem. Onde a plantação vai ser em uma área de 23 hectares,com distância de aproximadamente 5 km da fábrica. A seguir um mapa onde será futuramente a plantação:

[pic]
Fonte: GOOGLE EARTH (2012).

Sendo que nossa escolha de espécie a ser plantada nesta área, foi o Pinus taeda, por ter fibras longas, uma vez que em toda a região de ocorrência de P. taeda, o clima é úmido, temperado-ameno, com verões quentes e longos. A precipitação média...
tracking img