Projeto de escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4197 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UM ESTUDO DE CASO REALIZADO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO BAIRRO DO GUAMÁ, EM BELEM DO PARÁ: Uma Análise da sua organização e do seu funcionamento, no ano de 2012, a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais.

Alessandra Nascimento Dias*
Alinne Cardoso*
Jeannye Porto*
Jessica Graciella*
Paloma Grazielle*Profª Lucidéa de Oliveira Santos**

RESUMO
O presente artigo trata de uma análise sobre a organização e o funcionamento de uma escola pública. Objetiva-se investigar como a unidade de ensino consegue atender às Diretrizes Curriculares Nacional para Educação Básica. Trata-se de estabelecer relações entre teoria a práticaa partir da disciplina Estrutura e Funcionamento da Educação Brasileira do curso de pedagogia da faculdade IDEAL. Elegeu-se como objeto de estudo a organização e o funcionamento da escola pesquisada no bairro do Guamá no ano de 2012. Como fundamentos estudou-se a legislação vigente e as orientações pedagógicas. O estudo questiona quais as dificuldades da escola em atender as exigências legais epedagógicas. Parte-se da hipótese de que não há nenhuma dificuldade. Realizou-se um estudo de caso baseando-se na coleta de dados de campo, bibliográficos e documental. Concluiu-se que; a escola pesquisada encontra ainda grande dificuldade para a adaptação no que se refere ao Projeto Político Pedagógico e a acessibilidade para portadores de necessidades especiais.

PALAVRAS-CHAVE: Estrutura.Funcionamento. Dificuldades. Escola. Resultados.



*Autores: Acadêmicos do 2º semestre do curso de Pedagogia da Faculdade IDEAL.
** Orientadora da pesquisa Professora mestra Lucidéa de Oliveira Santos.

1 INTRODUÇÃO

O referido artigo visa compreender a política educacional de educação do Ensino Fundamental anos iniciais, que aparece como um novo conceito na Lei:9394/96 de Diretrizes eBases da Educação Nacional. Levando-se em consideração a estrutura e o funcionamento da instituição de ensino na cidade de Belém no estado do Pará, mais especificamente no Bairro do Guamá que integra os 48 bairros da capital paraense, sendo o mais populoso da capital, este bairro expressa a desigualdade social e econômica da população. Para entendermos este assunto definiremos o conceito de escola.Segundo FREIRE (1992, pag.19)


a escola, considerada espaço privilegiado de construção de conhecimentos e de desenvolvimento de valores, deve ter como propostas contribuir para a transformação da sociedade no sentido de torná-la menos desigual e mais democrática. Um espaço democrático por direito deve refletir sobre formas de haver inclusão social de modo que os sujeitos participem de seugrupo social e usufruam as possibilidades que as instituições e o Estado oferecem.”


Por ser conceitualmente novo dentro de termos nem tão novos a lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, precisa ser entendida em um novo quadro de referências. Ela também é um direito e uma nova forma de organização da educação nacional que auxilia na compreensão da realidade que contém e que seapresenta sobre novas bases.
Como tal, também significa alicerce e caminho e como direito, a educação básica se impõe como uma ampliação do direito a cidadania educacional. Finalmente, como nova organização, ela abrange três etapas: educação infantil, ensino fundamental obrigatório e ensino médio, progressivamente obrigatório. Tais etapas são constituídas de uma realidade única, diversa eprogressiva.
Levando-se em consideração a legislação e como se dá a forma de aprendizagem, a pesquisa investiga ainda se há ou não uma valorização do diálogo e das práticas democráticas na escola, assim como o conhecimento e valorização da diversidade sociocultural da comunidade de acordo com artigo 20 da LDB ( Lei de diretrizes e bases da educação)

2 ASPECTOS ANALÍSTICOS
2.1 LEGALIZAÇÃO E NORMAS...
tracking img