PROJETO DE CONSULTORIA

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1637 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de maio de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto











CONSULTORIA EMPRESARIAL




















Goiânia
2013

Sumário
































1. APRESENTAÇÃO
 
Em um cenário de elevada competitividade e aumento do grau de exigência do cliente, quanto à qualidade, preço e atendimento, o empresário vê-se obrigado a estar em constante aprimoramento para mantersua posição no mercado e se possível aumentá-la, com o consequente reflexo no faturamento e na lucratividade. A concorrência, que até pouco tempo era limitada aos atores locais, passa a ser global, com as grandes redes utilizando-se de parcerias para atender com rapidez e eficiência as demandas locais. 
Segundo uma pesquisa realizada em 2010 pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e PequenasEmpresas de São Paulo (Sebrae-SP), 58% das empresas de pequeno porte fecharam as portas antes de completar cinco anos. E uns dos principais motivos que causaram esses fechamentos foram a ausência de um planejamento e deficiências no processo de gestão empresarial. Esse resultado demonstra cada vez mais o quanto é importante para essas empresas contratarem o trabalho de uma consultoria, pois elasconseguem receber informações de como anda o seu negócio, seja no setor financeiro, de gestão, planejamento estratégico ou de comunicação.
Para manter a atividade e agregar novos conhecimentos necessários, pode o empresário optar por vários caminhos, sendo que cada um tem seu tempo de maturação, suas vantagens e desvantagens. No entanto, indiferente do caminho a ser seguido, suas opções são encontrara solução para os novos desafios internamente, ou buscar apoio externo, para que agregando à cultura organizacional os conhecimentos de um consultor externo, melhore as condições de competitividade da empresa.
A consultoria, segundo Lins (1999, p. 29), “é vista como um dos meios que os empresários podem utilizar para obterem a melhoria dos processos, a diminuição dos custos e as alternativas deotimização dos recursos materiais e humanos”.
A consultoria empresarial é definida pelo SEBRAE (2010) como um conjunto de serviços cuja missão é a de visualizar a empresa, identificar os seus problemas básicos, buscar as informações que podem solucionar esses problemas e elaborar uma proposta de solução e a orientação mais objetiva e realista é decisão do empresário.
O presente projeto deconsultoria objetiva apresentar um modelo de diagnostico que ofereça a possibilidade de reestruturação das funções gerenciais da empresa HL Mercantil Materiais Esportivos Ltda., mediante um conjunto de ações que possa contribuir para o fortalecimento da empresa no mercado.
II. Objetivos

2.1 Objetivos Gerais

Definir o fator distintivo de negócio da empresa Esporte & Cia criando estratégiaspautadas na vantagem competitiva e no crescimento empresarial,  mediante a apresentação de uma proposta técnica de prestação de serviços profissionais de consultoria para a empresa.

2.2 Objetivos Específicos

Levantar todos dados, informações, processos, recursos de infraestrutura e recursos humanos disponíveis na empresa.
Analisar a situação atual, apresentando propostas para a solução dosproblemas.
Identificar de gargalos e oportunidades de melhoria para assegurar confiabilidade, agilidade, qualidade e melhoria de resultado operacional.
Mensurar os resultados.
Propor práticas de inovação.
Propor ações de responsabilidade socioambiental.


















III. JUSTIFICATIVA

3.1 Importância

A importância da prestação de serviços de consultoria para aEsporte & Cia reside na constatação de que a empresa necessita de melhores condições de administrar seu negócio, caracterizando-se como elemento fundamental para o provável aumento de participação de mercado e de seus lucros, de modo com que ela atinja seus objetivos, entre eles o aumento de sua carteira de clientes, consequentemente o reconhecimento de sua identidade e credibilidade perante seu...
tracking img