Projeto de banco de dados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3497 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS
DISCIPLINA
TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
PROFESSORA: LEONARDA TROVÃO

PESQUISA: A IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO



KARLA MAIA
4° PERIODO/ NOTURNO

MANAUS/MARÇO 2012
RESUMO
 
Os sistemas de informações podem auxiliar as empresas a sanarem um grande problema dos dias de hoje: a necessidade de informações internas e externas em umcurto espaço de tempo. Essa necessidade surge pelo fato das rápidas mudanças ocorrerem no mercado.
Ao longo do tempo, observou-se o desenvolvimento de diferentes tipos de sistemas de informações: transacionais, gerenciais, de apoio à decisão, para automação de escritório, para mineração de dados, especialistas, para executivos, de gestão empresarial e de relacionamento com o cliente.
Para aControladoria convergem todas as informações contábeis necessárias para o adequado controle econômico e financeiro da empresa. Um sistema de informação contábil adequadamente estruturado irá permitir uma gestão eficaz das informações necessárias para a gestão econômica e financeira da empresa, bem como apresentará um grau máximo de eficácia na relação custo e benefício da geração e comunicação dasinformações.  O Controlador deve decidir por um sistema de informação contábil. Além disso, é necessário que o sistema contábil contemple a abrangência necessária para se constituir no principal sistema de Controladoria, operacional e estratégica, de tal forma que seja utilizado por todos os níveis hierárquicos dentro da organização, e seja realmente um instrumento para o processo de gestão eavaliação de desempenho dentro da empresa.
O objetivo deste artigo é demonstrar as características da informação contábil, como sendo capaz de proporcionar benefícios ao usuário, garantindo sua comunicação e confiabilidade.
 

 
1 - Introdução
 
A informação nasceu para guardar memória dos fatos passados, mais do que nunca, ela avança ousadamente em direção ao futuro, na busca de se antecipar àsdecisões e visando a resguardar riscos eminentes.
Os avanços tecnológicos têm liberado os profissionais dos trabalhos rotineiros.  Eles agora passam menos tempo preparando relatórios e mais tempo analisando e interpretando informações de negócios. Muitos estão saindo do isolamento de seus departamentos operacionais, os contadores, por exemplo, trabalham agora em times multi-departamentalista e têmmuito contato com outros departamentos, e estão ativamente envolvidos nos processos decisórios de suas empresas.
Isso se dá através do sistema de informações, que em matéria genuinamente científica pode-se realmente encontrar segurança para determinar os fatores que geram opiniões racionais, e a doutrina neopatrimonialista acha-se deveras preocupada com a pesquisa e com a implantação demetodologias que reduzam as margens de insegurança. O ponto fundamental da Contabilidade gerencial é o uso da informação contábil como ferramenta para a administração, e para que essa informação seja usada no processo de administração, é necessário que seja desejável e útil para as pessoas responsáveis da entidade. Para os administradores que buscam a excelência empresarial, uma informação, mesmo que útil,só é desejável se conseguida a um custo adequado e interessante para entidade. A informação não pode custar mais do que ela pode valer para a administração da entidade.
O atual ambiente econômico e social caracteriza-se pela sua dinâmica e complexidade. Fatores como a competição, globalização dos mercados, consciência ecológica, distribuição de renda, entre outros, ganham ênfase e influenciam osdiversos campos do conhecimento. Nesse contexto o sistema de apoio à gestão está estritamente ligado à vida econômico-financeira da empresa. A Contabilidade possui importância estratégica para avaliar o desempenho interno utilizando-se desse sistema, uma vez que, trata de um produto cada vez mais valorizado – a informação.
Os blocos econômicos e a globalização tornaram o mercado de trabalho...
tracking img