Monografia pnes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3586 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 - INTRODUÇÃO

A DESENVOLVER NO FINAL DO TRABALHO, CONFORME ORIENTAÇÃO.

2 - DELIMITAÇÃO DO TEMA
O presente trabalho foi desenvolvido com a finalidade de analisar o comportamento de algumas empresas no município de Cabo Frio em relação a inclusão dos PNEs (portadores de necessidades especiais) em seu quadro de funcionários.
O trabalho é de cunho bibliográfico. Utilizamos, ainda, aspesquisas na internet. Para fundamentação deste trabalho, se fez uso da pesquisa de campo, através de questionários e entrevistas, sendo observada a adequação das empresas no município de Cabo Frio em relação ao sistema de cotas e do ambiente de trabalho com relação a legislação brasileira em vigor. Os resultados obtidos serão analisados a partir do referencial teórico.

3 - FORMULAÇÃO DO PROBLEMAEste trabalho trata do estudo sobre a inclusão de profissionais portadores de PNEs no mercado de trabalho no município de Cabo Frio. A pesquisa pretende verificar se as empresas de Cabo Frio, que são por lei obrigadas a cumprir o sistema de cotas de portadores de necessidades especiais, cumprem o seu papel, sem praticas discriminatórias, bem como a adequação do local de trabalho. Pretende-seinvestigar, ainda, a dificuldade das empresas em localizar e contratar e profissionais portadores de necessidades especiais qualificados. Também será examinada a aplicabilidade funcional e real das leis de amparo e inserção dos PNEs no mercado de trabalho, e quais são os benefícios das empresas em contratar as PNEs.
Em contrapartida também serão analisadas as barreiras encontradas por estesprofissionais ao tentar conquistar uma colocação no mercado e quais são as dificuldades encontradas pelos PNEs em relação a si mesmos e em relação ao meio social

4 - HIPÓTESE
Apesar da existência de legislação garantindo a colocação dos PNEs no mercado de trabalho, estes profissionais ainda encontram barreiras para sua inserção no mercado de trabalho, seja dificuldade em obter qualificação, seja porfalta de iniciativa das empresas em criar oportunidades.
5 - OBJETIVOS
5.1 - Objetivo Geral
O presente estudo tem como finalidade entender o comportamento atual do mercado de trabalho na cidade de Cabo Frio, avaliando as necessidades e dificuldade das empresas, em contratar, adequar e gerir portadores de necessidades especiais em seu quadro de funcionários, nesse cenário atual de competitividade evolatilidade.
5.2 - Objetivos específicos
a) Verificar o perfil dos funcionários PNEs;
b) avaliar os laços trabalhistas entre as empresa e portadores de PNEs;
c) Identificar os benefícios para o empregador, referente à cooperação de trabalho;
d) verificar se as empresas estão preparadas para receber as pessoas PNEs.
6 - JUSTIFICATIVA
Há uma crescente mobilização no Brasil para inclusão dosportadores de necessidades especiais, porém temos todos os dias provas da dificuldade deste processo. Sempre abordamos temas como cotas de PNEs nas empresas, mas esquecemos do berço, onde começa o preconceito, casa e escola, onde se formam as opiniões e questões culturais que levaremos para sempre em nosso inconsciente. Muitas famílias se acomodam com o auxilio do INSS, e não apoiam os PNEs emseu desenvolvimento, a estudar e a buscar seu espaço no mercado de trabalho. Os PNEs continuam excluídos, seja das escolas regulares, seja do direito a apropriação do saber na intensidade e ritmo necessários para sua aprendizagem. Enfim, falta respeito.

7 - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Para uma abordagem cientificamente adequada, a proposta da pesquisa ora apresentada valer-se-á de autores baiizados,quando da conceituação e fundamentação teóricas.
Segundo Carneiro (1998), as deficiências classificam-se em: Portadores de Deficiência Auditivos, Visuais (sensorial), Mental, Física, Múltipla; Portadores de Condutas Típicas (comportamentos típicos de portadores de síndromes e quadros psicológicos, neurológicos ou psiquiátricos com repercussão sobre o desenvolvimento e comprometimento no...
tracking img