Projeto cisternas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3231 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Com o surgimento da globalização e expansão dos mercados - resultando no acirramento da concorrência, as empresas tiveram que investir em tecnologia e aprimorar os controles e procedimentos internos, com o interesse de reduzir custos e tornar seus negócios mais competitivos.
Entretanto, a necessidade de capitais para investimentos tornou necessário a captação de recursos de terceiros.Para que terceiros disponibilizassem recursos, exigiam que as demonstrações financeiras da entidade fossem analisadas por profissionais que não tivessem ligação com a mesma, ou seja, alguém independente. Surge então a profissão do auditor, profissional responsável em analisar as contas e emitir uma opinião.
Dentre as diversas áreas de atuação do contador, a auditoria vem experimentando excepcionaldesenvolvimento, quer no plano prático, quer no plano teórico. A profissão do auditor data do século XVIII, onde alguns profissionais se autonomeavam contadores públicos, executando, porém um trabalho pouco mais aprofundado do que aquele efetuado pelos contadores comuns.
O trabalho de auditoria deve ser adequadamente planejado e quando executado por contabilistas assistentes, ou seja, pessoal comnível técnico, estes precisam ser convenientemente supervisionados pelo auditor responsável.
Neste trabalho mostraremos o quanto se faz necessário, na prática da auditoria, o compromisso ético na realização de um trabalho não apenas competente, mais acima de tudo envolto por uma conduta responsável e respeitável que constituem o seu maior patrimônio. Suas atitudes devem justificar a confiançanele depositada, qualquer sanção em contrário de ordem moral ou ética, virá a abalar esse patrimônio em seu alicerce. 

Neste trabalho temos como objetivo, mostrar a evolução histórica da Auditoria, seus detalhes, modificações e como está atualmente; a evolução da Auditoria no Brasil; e Auditoria e a Ética Profissional, essas que devem caminhar juntas, para um trabalho responsável e coerente.Evolução Histórica da Auditoria

“Auditoria começa em época tão remota quanto à contabilidade. Sempre que o avanço da civilização tinha implicado que a propriedade de um homem fosse confiada, em maior ou menor extensão, a outra, a desejabilidade da necessidade de verificação da fidelidade do último, tornou-se clara”. ( Boynton )

Constata-se que, desde os primórdios, no antigo Egito havia anecessidade de se ratificar as atividades praticadas, tais como a verificação dos registros de arrecadação de impostos; e inspeções nas contas de funcionários públicos, então percebe-se o porquê que o cargo de auditor foi criado, em 1314 na Inglaterra, visto a potência econômica desse país desde a época das colonizações, que se tornaria, séculos depois, o berço do capitalismo com a Revolução Industrial.Em essência, a causa da evolução da auditoria, que é decorrente da evolução da contabilidade, foi a do desenvolvimento econômico dos países, do crescimento das empresas e expansão das atividades produtoras, gerando crescente complexidade na administração dos negócios e de práticas financeiras. A veracidade das informações, o correto cumprimento das metas, a aplicação do capital investido de formalícita e o retorno do investimento, foram algumas das preocupações que exigiram a opinião de alguém não ligado aos negócios e que confirmasse, de forma independente, a qualidade e precisão das informações prestadas, dando, desta forma, a criação do profissional: Auditor.
A auditoria provém da Contabilidade, e ainda é indicado o conjunto de dados históricos que permitem a comparação entre estasduas atividades.Com o conhecimento da evolução dos fatos criadores do trabalho de auditoria, verifica-se que esta se estabeleceu pelo exame científico e sistêmico dos registros, documentos, livros, contas, inspeções, obtenção de informações e confirmações internas e externas, sujeitos as normas apropriadas de procedimentos para investigar a veracidade das demonstrações contábeis e o cumprimento não...
tracking img