Projeto cd

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3376 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Não é mais suficiente apenas analisar o processo produtivo, mas também olhar o produto em toda sua trajetória, ou seja, desde a matéria prima até o descarte final. As empresas, notadamente consideradas pela sociedade como as principais responsáveis pela poluição, tornaram-se vulneráveis a ações legais, boicotes e recusas por parte dos consumidores, que hoje consideram a qualidade ambiental comouma de suas necessidades principais a serem atendidas.
MOURA, Luiz Antônio Abdalla de. Qualidade e gestão ambiental: sugestões para implantação das normas ISO 14000 nas empresas. 2. ed. São Paulo: Juarez de Oliveira, 2000.

A importância dos recursos naturais é fundamental para sobrevivência humana, principalmente considerando-se que apesar de todo o desenvolvimento tecnológico até aquialcançado, ainda não existe condições que possibilitem a substituição dos elementos fornecidos pela natureza. (ISO1400 SGA)
Como conseqüência disso ocorreu, em 1992, a Conferência de Meio Ambiente e Desenvolvimento das Nações Unidas no Rio de Janeiro (ECO 92). Com o objetivo de discutir temas ambientais globais e sugerir soluções potenciais. Dois importantes resultados dessa conferência foram a Agenda 21e as normas da série ISSO 14000. Ambos são instrumentos valiosíssimos para a gestão ambiental. Enquanto a agenda 21 permite uma atuação de nível macro, através do estabelecimento de diretrizes gerais, para os processos de gestão em nível federal, estadual e municipal, as normas da série ISSO 14000 apresentam uma importante função dentro de um contexto micro, em nível organizacional. A importânciadas normas da série ISO 14000, e particularmente da ISSO 14001, reside no fato de que estabelecem uma base comum para a gestão ambiental eficaz no mundo inteiro, sendo aplicável nas organizações com os mais variados perfis. (ISO 14001 SGA)
Seiffert, Mari Elizabete Bernadini
ISO 14001 sistemas de gestão ambiental: implantação objetiva e econômica / Mari Elizabete Bernadini Seiffert. – 3. ed. rev.e ampl. – São Paulo: Atlas, 2007
A ISO 14000 foi desenvolvida pelos países membros da International Standart Organization em base voluntária e consensual, com o objetivo de permitir a certificação de sistemas de gestão ambiental por terceiros. Foi criada em resposta à necessidade das empresas de melhorar o desempenho ambiental, estimular a prevenção da poluição e aprimorar a conformidade com asdiferentes legislações ambientais.
O processo de obtenção da certificação do sistema de gestão ambiental pela ISO 14000 demanda de uma auditoria independente, feita por organizações credenciadas pela Internationa Standart Organization, que emitem o certificado. A manutenção da certificação depende de uma avaliação completa refeita a cada três meses.
A ISO 14000 é uma das mais utilizadas normasda área de responsabilidade corporativa e é reconhecida internacionalmente como padrão em gestão ambiental. Considerada uma ferramenta eficaz para transformar a política em prática de gestão, a custos relativamente baixos, é adequada para plantas de grande empresas, mas não indica impactos no mercado e na cadeia de suprimentos e, por isso, é limitada como instrumento auxiliar para decisões de altonível hierárquico.
Almeida, Fernando
Os desafios da sustentabilidade / Fernando Almeida. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2007 – 7ª reimpressão.
A ISO – International Organization for Standardization é uma organização internacional, fundada em 23 de fevereiro de 1947, sediada em Genebra na Suíça, que elabora normas internacionais. Tornou-se mundialmente conhecida e passou a integrar os textos deadministração através da ISO 9000, um conjunto de cinco normas que possuem relação com a gestão e qualidade nas empresas.
Com referência às normas ambientais, é importante destacar a norma emitida pelo BRITISH STANDARD INSTITUTE – BS 7750, que foi preparada pelo Comitê de Política de Normalização Ambiental e da Poluição da Inglaterra e formada como referencial para outros países. Esta norma...
tracking img