Projeto cabra escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (622 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TEMA

O Projeto Cabra-Escola no desenvolvimento de Serrinha, BA

Palavras chave:

- Trabalho infantil
- Evasão escolar
- Projeto social

PROJETO CABRA ESCOLA

Histórico

Só em 2008cerca de 700 jovens participaram do programa que combate a desnutrição, o trabalho infantil e promove a reinserção na escola

O projeto social Cabra Escola, uma parceria entre a Pfizer e o Movimento deOrganização Comunitária (MOC), tem muito o que comemorar no ano que passou. Foram atendidas em 2008 aproximadamente 117 famílias, o equivalente a 702 pessoas (468 crianças) nos cinco municípios em queo programa foi implantado no ano passado: Araci, Riachão do Jacuípe, Pé de Serra, Serrinha e Queimadas.

As pessoas assistidas pelo Cabra Escola tiveram melhora significativa na qualidade de vida.A média de animais nas propriedades das famílias, ao completarem três anos de projeto, quadruplicou e a renda anual cresceu 32%. O consumo médio diário de leite subiu de 0,8 para 1,9 litro porfamília, reduzindo em 47% a taxa de desnutrição infantil.

O objetivo do projeto é combater a desnutrição e o trabalho infantil bem como promover a inserção de crianças na escola. Cada família de pequenosagricultores, ao tirar seus filhos das lavouras e os levarem às escolas, recebem a oportunidade de fazer cursos de capacitação para construção da infra-estrutura necessária em suas propriedades paracriação de cabras. Entre esses cursos, que são complementados por visitas técnicas, estão os de manejo dos caprinos, aproveitamento da terra, gerenciamento de recursos hídricos, estruturação dapropriedade e comercialização do leite e da carne.

As famílias aprendem ainda conceitos de segurança alimentar, além de informação sobre cultivo de frutas, hortaliças e mel. Para se ter uma idéia, apóstrês anos de participação no projeto, as famílias triplicaram a área de plantio de hortaliças, duplicaram o número de árvores frutíferas em suas propriedades e passaram a consumir mel com mais...
tracking img