Casamento tradicional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 56 (13999 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE

FACULDADE DE LETRAS E CIÊNCIAS SOCIAIS DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA

CLEMENTE ANTÓNIO INTSAMUELE

LOBOLO DE CADÁVER: UM ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE OS PRECEITOS DESTA PRÁTICA NA CIDADE DE MAPUTO

Supervisor: Dr. Lucas Tsamba

Maputo, Setembro de 2012

UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE FACULDADE DE LETRAS E CIÊNCIAS SOCIAIS DEPARTAMENTO DESOCIOLOGIA

CLEMENTE ANTÓNIO INTSAMUELE

LOBOLO DE CADÁVER: UM ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE OS PRECEITOS DESTA PRÁTICA NA CIDADE DE MAPUTO

Monografia apresentada para obtenção do grau de licenciatura em Sociologia, pela Universidade Eduardo Mondlane, supervisionada por Dr. Lucas Tsamba.

Maputo, Setembro de 2012

UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE FACULDADE DE LETRAS E CIÊNCIAS SOCIAISDEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA

CLEMENTE ANTÓNIO INTSAMUELE

LOBOLO DE CADÁVER: UM ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE OS PRECEITOS DESTA PRÁTICA NA CIDADE DE MAPUTO

Supervisor: Dr. Lucas Tsamba

Maputo, Setembro de 2012

O Júri

Presidente

Supervisor

Oponente

___________________________ _________________________ ______________________

Declaração
Eu, Clemente AntónioIntsamuele, declaro que esta monografia nunca foi apresentada para a obtenção de qualquer grau e que ela constitui o resultado da minha investigação, estando indicadas na bibliografia as fontes por mim consultadas.

…………………........................................................ (Clemente António Intsamuele)

i

Dedicatória
Dedico este trabalho aos meus pais António Mendes Wane e CelesteCabral Novela, que fizeram de mim uma criança feliz.

ii

Agradecimentos
Quero, de forma particular e especial, agradecer: Ao meu pai António Mendes Wane e a minha irmã Olga de Jesus, que não tem a oportunidade de presenciar este momento importante da minha vida. A minha mãe, Celeste Cabral Novela, a minha namorada Lurdes Matsimbe, meus irmãos Guilherme, António, Arlinda, Isabel, Quitéria eEduardo, meus sobrinhos Lulu, Camacho, cunhados Lucas, Rui, e Magda. Ao Dr. Lucas Tsamba, pela sua dedicação e disponibilidade para minha orientação na elaboração deste estudo. Aos docentes dos Departamentos de Administração pública, Ciência política, Antropologia e Sociologia, com destaque para estes últimos que me introduziram as problemáticas e desafios das ciências Sociais. Ao professor AdrianoMaurício que me introduziu à Sociologia e marcou me pelos textos de Peter Berger: “A sociologia como forma de consciência” e “A sociologia como passatempo individual”. Ao Dr. Neto Sequeira e à Dra. Judite Chipenembe que, de forma pedagógica e cuidadosa, me ensinaram a realizar pesquisas. À Dra. Rehana Capurchande e ao Dr. Baltazar Muianga, que me introduziram a Sociologia da Família e da culturarespectivamente, cadeiras que me despertaram uma paixão pelo estudo das representações sociais do lobolo de cadáveres. Seria injusto terminar os agradecimentos sem endereça-los ao Domingos Mazoio, pelo apoio imensurável e a Olga Mutemba que contribuiu na correcção do trabalho, ao Nazaré pelo apoio na identificação de alguns entrevistados, Aos colegas do curso e aos meus entrevistados “Kanimambo”.
iii Epigrafe

“A ciência começa e termina com problemas” Karl Popper (1996, p.190)

iv

Índice de Tabelas
Tabela.1: Distribuição dos inquiridos por sexo Tabela.2: Distribuição dos inquiridos por estado civil Tabela.3:Distribuição dos inquiridos por idades Tabela.4: Distribuição dos inquiridos por nível escolar Tabela.5: Distribuição dos inquiridos por distrito Municipal Tabela.6: Nível deconhecimento da prática do lobolo do cadáver Tabela.7: Meio através do qual ouviu falar do lobolo Tabela.8: Motivos para a exigência do lobolo do cadáver Tabela.9: Razões da aceitação do lobolo do cadáver Tabela.10: Causas que levam o noivo a não realizar o lobolo Tabela.11: Causas dos conflitos na exigência do lobolo de cadáveres Tabela.12: Alegações dadas no acto de exigência do lobolo do...
tracking img