Projeto avicultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6947 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário


1. INTRODUÇÃO


2. JUSTIFICATIVA

3. OBJETIVOS
1. Geral
2. Específico


4. PÚBLICO BENEFICIÁRIO


5. MANEJO PRODUTIVO

6. MANEJO SANITÁRIO

7. MANEJO ALIMENTAR

8. ORÇAMENTO EDIFICAÇÕES DO PROJETO

9. INVERSÕES

10. FONTE E USO DOS RECURSOS

11. COMERCIALIZAÇÃO DE GESTÃO DO PROJETO




ANEXOS


I –ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA
II – PLANTA DE CORTE, FACHADA E COBERTURA



















1 – INTRODUÇÃO

A importância dada hoje à avicultura deve-se a necessidade crescente da produção de alimentos, sendo este um dos fatores básicos do desenvolvimento verificado mundialmente.
A carne e os ovos são considerados pelos nutricionistas como o alimento ideal, pois é de baixo valor calórico,apresenta pouca gordura e é uma excelente fonte protéica, e isso explica porque grande parte da produção de cereais atualmente é transformada em carne, leite e ovos. O ovo é o alimento mais completo da natureza, pois possui todas as vitaminas, minerais e aminoácidos que irão constituir o ser vivo.
No Brasil, a avicultura é importante para a economia, pois desenvolveram em torno dela váriasoutras indústrias, como os frigoríficos, fábricas de rações, laboratórios para a produção de vacinas, antibióticos, indústrias de equipamentos para granjas, etc, além de empregar profissionais de várias áreas, dentre eles engenheiros agrônomos, médicos veterinários, administradores e outros mais.
A avicultura é de extrema importância para o modelo fundiário do nosso Estado, pois é uma rendaalternativa de renda ao agricultor familiar, fixando o homem ao campo, preservando a agricultura familiar e conseqüente diminuição do êxodo rural.
Dentro da avicultura, pode-se explorar de várias maneiras, como: a produção de ovos com galinhas poedeiras; produção de carne, com partes do peito, coxa e sobrecoxa, com criação em curto prazo como o frango americano; e a exploração de galinha caipira, onde éa mais valorizada pela sua tradição de uma carne mais saborosa.
A criação de galinha caipira, nos últimos anos, vem surgindo n mercado como um negócio que passou a ser reconhecido como avicultura alternativa. A sua meta é obter uma ave mais rústica e saudável, não dependente de remédios, que viva na maior parte de tempo ao ar livre, exercitando-se, o que permite uma maior queima de gordura decarcaça, conferindo à carne uma textura toda especial, além disso, as aves poderão ciscar e pastar, e o verde ingerido, além da luz direta do sol também ajudarão a conferir à pele da ave uma coloração mais diferenciada. Boa de carne e se possível de ovos também, fruto de um manejo que combina o lado bom da tradição caipira com rigor sanitário e planejamento.

2 – JUSTIFICATIVA

A criação degalinha caipira é favorável ao agricultor familiar, pois hoje em dia, possibilita uma expectativa de renda e sustento para sua família. Um investimento simples e de fácil manejo. As galinhas Caipiras melhoradas, galinhas rústicas ou simplesmente caipiras. Um ponto de equilíbrio entre o passado e o futuro, entre rusticidade e produtividade. A velha galinha chamada vulgarmente de pé duro ou pé sujodos terreiros cedeu lugar à nova caipira e viabilizou uma forma alternativa de criação também conhecida como avicultura alternativa . O frango carijó ou colorido alternativo, melhorado mediante cruzamento de varias raças e com características rústicas, pode ser considerada hoje a melhor opção para pequenos produtores cansados de insistir na galinha caipira de fundo de quintal, economicamenteinviável por ser pouco produtiva, ou ainda sem condições de montar um plantel de frangos industriais. A caipira de hoje é na verdade uma complexa combinação genética de carijós legítimos, remanescentes dos primeiros plymouth rock introduzidos no país com outras raças rústicas, como a new hampshire e rhode island red (responsáveis pela transmissão da cor vermelha) e outras raças de frango de corte.
A...
tracking img