Projeto assistencia amiga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1235 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Vasco da Gama

Projeto Assistência Amiga.

Coordenadoras:
Rosana Maria Santana Barreto
Ana Carolina Figueiredo

Orientadora:
Marcia de Tal

Local:
Núcleo de Praticas de Cajazeiras.

Parcerias:
Assistência Social do Ministério Público
Cursos de Direito e Psicologia da FTC

1. Apresentação:

O Curso de Serviço Social da Faculdade Vasco da Gama em conjunto com osCursos de Direito e Psicologia da Faculdade de Tecnologia – FTC , Assistência Social do Ministério Publico e o Núcleo de Práticas de Cajazeiras. Vem proporcionar assistência gratuita de Assistentes Sociais, Psicologos e Advogados, para Mães, Pais e seus filhos da comunidade carente de cajazeiras. Este projeto consiste em levar estes profissionais à prestar o auxilio necessário as famílias emrelação a: desestruturação familiar, Alienação Parental, Guarda Compartilhada e Mediação.
O Núcleo de Prática de cajazeira, vem recebendo atendimento de desestruturação familiar e estes são encaminhados para o Ministério Publico.
Desta forma surge a oportunidade de  experiências diferenciadas para os futuros assistentes sociais. Assim torna-se possível aos alunos de direito acompanhar atividadesconexas às profissões jurídicas e os alunos de psicologia acompanhar atendimentos psicologicos, que certamente lhes trarão ferramentas de suma importância para o futuro exercício laboral. Compete ao Curso de Serviço Social, durante o horário de expediente, a realização de triagem social objetivando a seleção de pessoas demandantes do atendimento gratuito. Ocorrendo assim, a prática social.Neste espaço de inserção ocupacional se dá a participação de estagiários do Serviço Social, sob a supervisão de um Assistente Social e do coordenador do curso de Serviço Social, promovendo a troca de experiências, vivências e contextos com os acadêmicos do Curso de direito e psicologia. Além da atividade de triagem inicial e de entrevista social, compete ao Curso de Serviço Social atuar em conjuntocom o setor jurídico encaminhando informações coletadas que possam auxiliar nas tentativas de conciliação dos litígios e composição social, dentre outras atividades pertinentes às suas áreas. Esta experiência permite articular o Serviço Social ao Direito, formando um campo integrado ao atuar com o indivíduo e suas interações, que, em muitos momentos, tornam-se conflituosas nos âmbitos individual esocial. Esta união auxilia também os futuros profissionais de ambos os cursos,  que certamente trabalharão em conjunto. Cabe salientar, ao final, que o compromisso do Serviço Social ultrapassa a questão jurídica. Situações que revelam conflitos familiares e sociais, toxicômas, alcoolismo, violência, marginalização e exclusão social são analisadas para as devidas providências, prevalecendo oacompanhamento social, a orientação, o encaminhamento, a veiculação de informações sobre os recursos sociais disponíveis, como também, a realização de uma abordagem da totalidade das expressões da questão social.

1. Justificativa

O Currículo Pleno do Curso de Bacharelado em Serviço Social é construído a partir dos princípios apresentados nas Diretrizes Curriculares Nacionais da FormaçãoProfissional e dos pressupostos estabelecidos no Documento da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS). Tais recomendações estão organizadas em disciplinas básicas e instrumentais, teóricas e práticas, disciplinas de formação profissional e disciplinas de formação complementar. De modo que as oficinas/laboratórios tornam-se componentes curriculares, pois são espaço em que osacadêmicos acompanham a intervenção profissional no Núcleo de Prática de Cajazeiras. O Núcleo de Prática de Cajazeiras é um laboratório para a formação profissionalizante, em especial para as disciplinas de Introdução ao Serviço Social, Estágio Supervisionado I, II, III E IV e Serviço Social, Famílias e segmentos sociais vulneráveis. Dessa forma, o projeto Assistência Amiga se consolida na...
tracking img