Projeto artes visuais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3032 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AS NOVAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM EM ARTE












SUMÁRIO

1. TEMA E PROBLEMA 01
2. JUSTIFICATIVA 02
3. OBJETIVOS 03
3.1 OBJETIVO GERAL 03
3.1 OBJETIVO ESPECÍFICOS 03
4. METODOLOGIA 04
4.1 ASPECTOS HISTÓRICOS 04
4.1.1 A Importância da Tecnologia na Educação 05
4.1.2 O Ensino da Arte, as Mídias e Arte na Escola on line 06
4.2AVALIAÇÃO 08
5. CRONOGRAMA 10
6. REFERÊNCIAS 10



1. TEMA E PROBLEMA


Tema: O ensino da arte e as novas tecnologias.


Entre os diversos usos que se pretendeu fazer com a Tecnologia da Informação, a educação não ficou de fora. A tecnologia da informação tem evoluído de forma a poder contribuir com praticamente todas as áreas do conhecimento. Essas contribuições têm sidoexpressivas também na área das Artes Visuais, servindo como ferramenta, potencializando as possibilidades de criação do artista. A cada dia, a tecnologia ganha maior espaço na vida de professores e, principalmente, dos alunos. Visando isso, o arte-educador deve tirar proveito dessa cena e utilizar mais o auxílio desses meios para promover o conhecimento da arte nas escolas.


Atecnologia tem trazido uma grande carga de informação, de maneira muito rápida e as crianças e adolescentes estão crescendo neste meio. É importante que a escola seja mediadora dessa nova forma de educação. Por outro lado, o educador também não pode cair nas facilidades do uso das tecnologias sem trazer os parâmetros curriculares em seus planejamentos, sempre visando à educação artística de seu educando.Na sociedade da informação todos estamos reaprendendo a conhecer, a comunicar-nos, a ensinar e a aprender; a integrar o humano e o tecnológico, a integrar o individual, o grupal e o social. Uma mudança qualitativa no processo de ensino/aprendizagem acontece quando conseguimos integrar dentro de uma visão inovadora todas as tecnologias: as telemáticas, as audiovisuais, as textuais, asorais, musicais, lúdicas e corporais. Passamos muito rapidamente do livro para a televisão e vídeo e destes para o computador e a Internet.


O professor tem um grande leque de opções metodológicas, de possibilidades de organizar sua comunicação com os alunos, de introduzir um tema, de trabalhar com os alunos presencial e virtualmente, de avaliá-los. Cada docente pode encontrar sua formamais adequada de integrar as várias tecnologias e procedimentos metodológicos. Mas também é importante que amplie e que aprenda a dominar as formas de comunicação interpessoal/grupal e as de comunicação audiovisual/telemática.


Problema: Como promover o ensino da arte utilizando as novas tecnologias?
2 JUSTIFICATIVAS


Diversos recursos de Tecnologia da Informação foramdesenvolvidos e aperfeiçoados nos últimos anos e muitos deles disponibilizados de forma a beneficiarem diretamente as pessoas que as utilizam no seu dia a dia.


Ensinar com as novas mídias será uma revolução, se mudarmos simultaneamente os paradigmas convencionais do ensino, que mantêm distantes professores e alunos. A internet é um novo meio de comunicação, ainda incipiente, mas que podeajudar-nos a rever, a ampliar e a modificar muitas das formas atuais de ensinar e de aprender.


A internet não é apenas um luxo, como pode ser considerado por alguns. Acesso à internet é permitir acesso a um novo mundo. As novas mídias estão contribuindo para o ensino de Arte a partir dos códigos visuais da modernidade. As novas tecnologias têm o olhar voltado para a discussão e investigaçãode possibilidades do uso dessas tecnologias na educação e, mais especificamente, no ensino de Arte Visuais.


A proposta de arte-educação cumpre a função de fornecer aos alunos as condições necessárias para que compreendam melhor aquilo que se transfigura no plano da expressão e na dimensão do significado ao interagir com a Arte (como linguagem expressiva e forma de conhecimento),...
tracking img