Projeto academico de uma empresa de uma empresa de eventos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4788 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO

INTRODUÇAO

O presente projeto trata da criação de uma empresa de eventos na cidade de Fortaleza-CE. Com o nome de TERRA LUZ EVENTOS, a empresa tem como objetivo oferecer um serviço de qualidade para um público com interesse em eventos de negócios e turismo.
Foi realizado um diagnóstico estratégico afim de identificar oportunidades e ameaças, pontos fortes e fracos. Fez-senecessário uma pesquisa sobre quais as medidas de implementação seriam fundamentais, e uma análise de custos simples.
O cronograma das atividades oi de extrema importância na organização do projeto. Por motivos de dificuldade em conseguir dados essenciais para a pesquisa de mercado, utilizou-se um exemplo de análise de viabilidade de uma empresa de eventos coorporativos em Brasília.
No projeto aseguir há uma descrição mais detalhada dos serviços e políticas da empresa.

JUSTIFICATIVA
Pesquisas confirmam que o segmento de eventos e negócios movimenta de 3 a 4 vezes mais a economia local do que o Turismo de Lazer. Tendo em vista que esse turista também procura o lazer e utiliza outros equipamentos que a cidade oferece.
Nota-se o crescimento do Brasil no ranking internacional de eventos,ocupando hoje o 7º lugar entre os países que mais tiveram eventos internacionais.
O governo e o Ministério do Turismo têm incentivado eventos de cunho cultural que movimentam o turismo da localidade com a portaria: nº 171, de 19 de setembro de 2008.
Art. 1º Estabelecer regras e critérios para a formalização de apoio a eventos que visem ao desenvolvimento, à promoção, à comercialização e àdivulgação do turismo em âmbito nacional.
Fortaleza possui vários locais estruturado para eventos como a Fabrica de Eventos, Centro de Convenções, além de hotéis. E com a construção do novo Centro de Eventos do Ceará, que será o segundo maior do país e o mais moderno, capacitará a cidade para receber eventos de grande porte gerando renda e promovendo a mesma.
Sendo assim, este projeto visa criaruma nova empresa de eventos direcionada para feiras e negócios, com o foco em eventos turísticos oferecendo um serviço diferenciado.

REFERENCIAL TEORICO

O turismo vem se desenvolvendo cada vez mais nos últimos anos, as pessoas vêm se interessando pelas culturas de outras locais, dentro e fora de seu país. Beni (2003, p 34) constatou que o turismo estava crescendo em proporçãogeométrica, e deu como exemplo o aumento em 400% de sites sobre turismo, em dois anos, somente no Brasil.

O turismo é uma atividade muito jovem, e por se relacionar com diversos setores da economia e de estudos não há um conceito claro da atividade, com autores adotando a visão econômica, antropológica, geográfica, etc. Em 1942, quando surgia o turismo como estudo universitário e, W. Hunziker e K.Krapf definiram o turismo como “a soma de fenômenos e de relações que surgem das viagens e das estâncias dos não residentes, desde que não estejam ligados a uma residência permanente nem a uma atividade remunerada”. Mais atual, De La Torre (1992, p.92) diz que turismo é o "fenômeno social que consiste no deslocamento voluntário e temporário de indivíduos ou de grupos de pessoas que,fundamentalmente, por motivos de recreação, descanso, cultura ou saúde, saem do seu local de residência habitual para outro, no qual não exercem nenhuma atividade lucrativa nem remunerada, gerando múltiplas interpelações de importância social, econômica e cultural". Já a OMT (1994) define turismo como “as atividades que realizam as pessoas durante suas viagens e estadas em lugares diferente do seu entornohabitual, por um período consecutivo inferior a um ano, com finalidade de lazer, negócios ou outros ”. Apesar das diferentes definições, existem elementos comuns a todas elas que são: 1) o deslocamento para fora do seu entorno habitual; 2) a estadia deve ser temporária; 3) o turismo é tanto a viagem como as atividade realizadas no destino; 4) o turismo inclui serviços e produtos para satisfazer a...
tracking img