Projectos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2737 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Diretrizes Assistenciais
Protocolo de Acidente Vascular Cerebral Fonoterapia
Versão eletrônica atualizada em Março – 2009

Março - 2009

Atuação Fonoaudiológica

A atuação do fonoaudiólogo no Protocolo de Acidente Vascular Cerebral Isquêmico pressupõe a avaliação da deglutição de todos os pacientes que ingressam no programa institucional do AVC isquêmico e hemorrágico, com ou sem queixasrelacionadas à deglutição. A continuidade da assistência, assim como demais avaliações (comunicação, por exemplo) dependerão da necessidade de cada caso.

AVALIAÇÃO INICIAL DA DEGLUTIÇÃO

Muitos dos estudos que relacionam os AVC e a deglutição apontam que o AVC é uma das causas mais comuns de desordem da deglutição, denominada disfagia. O dado mais alarmante é o fato da disfagia decorrente deAVC poder ser a principal causa de morbidade relacionada às complicações respiratórias e à desnutrição.

Entre 30 e 50% dos AVCs resultam em disfagia neurogênica orofaríngea, podendo aumentar para até 80% nos casos de AVC em tronco cerebral. Os AVCs do tipo isquêmico tendem a ter conseqüências mais brandas que o AVC hemorrágico, geralmente mais grave, de maior extensão, mas ambos merecematenção.

Em muitos casos, o paciente pode não apresentar manifestações clínicas aparentes, mas apresentar broncoaspiração silente, ou microaspiração, o que aumenta ainda mais a taxa de morbidade e/ou mortalidade.

Outros estudos mais recentes apontam que a disfagia manifesta-se especialmente durante os primeiros dias pós-AVC, estando presente em cerca de 51% dos pacientes nos 2 primeiros dias após oepisódio, e

reduzindo sua incidência para 27% dos pacientes nos próximos sete dias. Após seis meses do episódio inicial, a maioria das dificuldades de deglutição
Março - 2009

está sanada, mas cerca de 8% dos pacientes ainda mantém disfagia orofaríngea, com risco de broncoaspiração.

Atualmente há uma tendência mundial de crescente preocupação de toda a equipe de saúde, principalmente daequipe médica responsável, em oferecer ao paciente, o mais precoce possível, mais do que suporte de vida e estabilidade clínica, investindo-se em procedimentos que minimizem os riscos de complicações, melhorem a qualidade de vida neste período agudo e iniciem o preparo para a reabilitação de seqüelas da doença. A intervenção fonoaudiológica precoce visa à identificação rápida da disfagia eprevenção de complicações clínicas advindas da mesma, o que possibilitará a redução do tempo de internação.

Algumas características comuns aos pacientes de AVC :


Ausência, prejuízo acentuado ou mínimo atraso no disparo da fase

faríngea da deglutição. A aspiração pode ocorrer por escape anterior de alimento ou líquido devido à redução do controle lingual.


Prejuízo da movimentação lingualem diferentes graus (leve, moderado

ou severo).


Prejuízo da movimentação faríngea em diferentes graus (leve,

moderado ou severo), levando à aspiração.


Redução da proteção laríngea, principalmente nos casos de AVC de

tronco, com aspiração durante a deglutição.

Tendo conhecimento das repercussões advindas do AVC, foi proposta a participação mais efetiva do fonoaudiólogo noPrograma Integrado de AVC, no que se refere à avaliação inicial da deglutição. Esta avaliação está detalhada abaixo:

Ao ser diagnosticado o AVC, a enfermeira responsável pelo paciente comunica ao fonoaudiólogo a necessidade da realização da avaliação de deglutição. O fonoaudiólogo realiza a avaliação clínica a fim de detectar possíveis sinais de
Março - 2009

disfagia e sugere a continuidadeao tratamento, se necessário, que só será realizado após a anuência do médico titular.

A avaliação da deglutição engloba a verificação do prontuário, uma breve anamnese com o paciente e/ou familiar, a avaliação morfofuncional da deglutição de saliva e de alimentos, e no caso da presença de disfagia, a caracterização do grau de severidade da mesma, utilizando escala apropriada pare este...
tracking img