Projecto de monografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5306 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPITULO I

1. Introdução

A presente proposta de monografia científica procura trazer a ribalta discussões inerentes a Gestão de aprovisionamento nas Empresas Industriais, um estudo de caso das Cervejas de Moçambique SA, como alternativa de ilustrar a importância desta função na participação nos principais órgãos de representação empresarial.

Desta forma, procura-se com o presentecompreender o nível de gestão de aprovisionamento, isto é, o nível de gestão de stocks ou existenciais, tendo sido escolhido a repartição de aprovisionamento das Cervejas de Moçambique SA, para o desenvolvimento do estudo de caso, com vista a analisar os procedimentos usados nas compras de materiais, saídas de stock, recepção de produtos e na análise dos níveis de stock.

Tema do projecto:

“Gestãode Aprovisionamento nas Empresas Industriais – Caso Coca-Cola SABCO (Moçambique) SARL.

1. Objectivos da Pesquisa

A presente pesquisa compreende os seguintes objectivos:

1. Objectivo Geral

❖ Compreender a Gestão de Aprovisionamento nas Empresas Industriais, como contributo para uma boa gestão que proporciona uma maior competitividade e redução dos custos criando um impactopositivo nos resultados deste tipo de empresas.

2. Objectivos Específicos

A presente pesquisa tem como objectivo especifico os seguintes:

❖ Identificar os procedimentos usados na aquisição de materiais;

❖ Distinguir os critérios usados para a saída de existências;

❖ Verificar os métodos para a entrada de materiais no respectivo armazém;❖ Caracterizar os níveis de stock e os métodos da sua gestão.

2. Delimitação do tema

Para a realização da presente pesquisa identificou-se uma empresa industrial, onde buscar-se-á analisar o nível de gestão de aprovisionamento da empresa na função compra, recepção e saída de matérias, bem como o nível de stock. A pesquisa restringe-se a empresa Cervejas de Moçambique, SA.

3.Problematização

Como ponto de partida a pesquisa procurará responder a seguinte questão:

❖ Até que ponto as medidas definidas para aquisição de materiais ou de bens e serviços e gestão de stock proporcionam melhorias na redução dos custos?

4. Justificativa

Tendo em vista a relevância do tema “gestão de aprovisionamento nas empresas industriais” o estudo cria ensejo para umadiscussão acerca de administração de compras e gestão de stock nas CDM.

Num ambiente dinâmico e altamente competitivo, a integração e a coordenação de todos os processos de gestão de aprovisionamento, desde a compra e o fornecimento de matérias prima para a produção de cerveja, torna-se de importância fundamental para a manutenção de vantagens competitivas e da rendibilidade da empresa.

A crescentecompetitividade do mercado faz com que as empresas busquem melhores resultados por meio de redução de custos que só se torna possível mediante uma boa coordenação de actividades em todas as unidades orgânicas, alem de uma boa gestão do aprovisionamento.

A motivação para a elaboração deste trabalho cinge-se na necessidade de contribui para o melhoramento das actividades desenvolvidas no sector deaprovisionamento da CDM, no que concerne às compras e à gestão de stock.

5. Hipóteses

• A observância dos procedimentos estabelecidos pela firma para aquisição de matérias e gestão de stock confere à empresa uma maior competitividade, criando um impacto positivo nos resultados da mesma e na redução dos custos;

• O cumprimento dos períodos de encomenda por parte dos fornecedores,assim como a manutenção de níveis adequados de stock, contribuem para uma boa gestão e redução dos custos por parte da empresa;

• A falta da observância dos critérios definidos para a recepção e saída de stock propicia maior possibilidade de cometimento de fraudes ou desvios, o que faz com que a produção seja onerosa.

6. Metodologia

Para a realização da presente pesquisa, como...
tracking img