Programa escolar de manejo do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (528 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Programa escolar de manejo do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade
INTRODUÇÃO
Os problemas de aprendizagem afetam 1 em cada 10 crianças em idade escolar. São problemas que podem serdetectados em crianças a partir dos 6 anos de idade e constituem uma grande preocupação para muitos pais, já que afetam o rendimento escolar e as relações interpessoais dos seus filhos.
Uma criança comproblemas de aprendizagem, pode ter um nível normal de inteligência, de acuidade visual e auditiva. É uma criança que se esforça em seguir as instruções, em concentrar-se, e portar-se bem em sua casa ena escola. Sua dificuldade está em captar, processar e dominar as tarefas e informações, e logo a desenvolvê-las posteriormente. A criança com esse problema não pode fazer o que outros com o mesmonível de inteligência podem conseguir.
A criança com problemas específicos de aprendizagem tem padrões pouco usuais em perceber as coisas no ambiente externo. Seus padrões neurológicos são diferentesdas outras crianças da mesma idade. No entanto, têm em comum algum tipo de fracasso na escola ou em sua comunidade.
JUSTIFICATIVA
O Programa Escolar de Manejo do Transtorno do Déficit deAtenção/Hiperatividade é um curso de orientação a professores, coordenadores, diretores, funcionários e profissionais da educação.
Trata-se de um projeto inovador e pioneiro que tem o objetivo de ensinar aosprofissionais da educação a lidar com o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade na sala de aula, no recreio e em todos os ambientes escolares.
Neste trabalho será demonstrado aos pais que diversoscomportamentos apresentados pelos filhos podem ser manifestações de distúrbios emocionais, alfabetização inadequada, ou até mesmo doenças como hiperatividade ou dislexia, que por sua vez,diagnosticadas e tratadas precocemente contribuem para um melhor desempenho da criança ou adolescente.
OBJETIVO
Conscientizar professores, pais e/ou responsáveis à importância de um acompanhamento...
tracking img