Programa de recuperacao de dados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1353 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Dados perdidos

Quando se deleta ou apaga acidentalmente alguma coisa no disco (arquivo no disco), o sistema operacional não apaga a informação, o Windows apenas marca no HD que tal arquivo foi deletado, fazendo o arquivo ficar invisível para o Usuário do sistema. Com isso o arquivo “deletado” continua no HD até que um novo arquivo venha ocupar aquele espaço.

Quando o arquivo éperdida no disco, a primeira regra que se deve seguir é uma simples regra de senso comum: não escreva mais nada no disco rígido antes de recuperar o que foi perdido, caso contrario você estará substituindo os dados deletados por novos dados, o que pode dificultar ou até impossibilitar que você os recupere.

Uma coisa é sempre verdade, no que respeita à informação no seu disco - o que sevê nem sempre é tudo aquilo que se tem. 

Isto é verdade para ficheiros perdidos, mas também para partições perdidas. Se apagar uma partição, deixe-a em branco. Pode não a conseguir ver, mas software especializado em recuperação de dados vai conseguir. O mesmo se aplica a discos formatados - é perfeitamente possível recuperar de uma formatação completa.

Dados Subscritos

Agoraimagine que você perdeu o arquivo e salvou outros arquivos nesse mesmo HD,  é bem possível que este novo arquivo seja gravado por cima de algum outro arquivo deletado(área cinza). Caso isso aconteça, dizemos que o arquivo antigo fica subscrito, e parte ou toda informação deste arquivo é perdida.

Se um arquivo recuperado tiver uma parte dele subscrita, ele não abrirá da forma que deveria. Ouseja, ele fica corrompido.

Mesmo sobrescrito há sim possibilidade de recuperar os arquivos usando programas específicos para isso (como reparadores de dados), claro que quanto mais o HD for usado e novas informações gravadas, maior as chances de se perder esse arquivo definitivamente.

Programas de Recuperação de Dados

Como citado anteriormente os programas de recuperar dadosnada mais é que um programa especializado em recuperar dados deletados, vale lembrar que esses programas é usado para vários tipos de dispositivos além do HD como pendrivers, cartões de memoria, câmeras fotográficas, filmadoras entre outros dispositivos.

Há vários programas de recuperação de dados disponível na internet, os mais conhecidos são o Recuva e o Getdataback com a principaldiferença entre eles é que o recuva é grátis e o Getdataback é um programa pago.



Mas o que difere tanto um software grátis de um pago? Comparando esses dois por exemplo enquanto o Recuva que é um software grátis tem recursos mais simples (limitado) para recuperar os dados o Getdataback que é pago tem recursos mais avançados para diversas situações, uma analise mais profunda para procurararquivos deletados, já vem com recuperador de arquivos corrompidos assim aumentando e muito as chances de recuperar com sucesso entre muitas outras opções.

Nesse trabalho vou usar como exemplo o Recuva tanto por ser grátis como por ser um programa mais simples de explorar, lembrando que isso só servira para o recuva sendo que cada programa tem suas opções de uso diferenciada, então vamosla:

Como usar um Programa de Recuperação de Dados

1 – instalação:

É primeiro importantíssimo lembrar que esse programa jamais deve ser instalado no dispositivo onde quer recuperar os dados para que não tenha o risco dos dados apagados serem substituídos por novos dados.
A instalação do recuva é muito simples, a primeira tela perguntará em que idioma você quer usar o programa eas quatro seguintes são simplesmente para avançar até finalizar a instalação, no qual entre elas (terceira) somente vai perguntar se quer criar atalhos e verificar por alizaçoes automaticas.




























2 – Estrutura principal do programa

Vou listar aqui as estruturas principais do programa por ordem de importância:

1 – Aqui você seleciona o...
tracking img