Programa brasileiro de etiquetagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (869 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIME – UNIÃO METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO E CULTURA





Carlos Antônio Leite Brandão




A Formação do Homem Moderno
Vista Através da Arquitetura
Editora UFMG, 1991



Lauro deFreitas
Novembro 2011



Fernanda Carla Batista Portella


A Formação do Homem Moderno
Vista Através da Arquitetura
Editora UFMG, 1991



Resenha crítica apresentada como trabalho dadisciplina Historia e Teoria da Arquitetura, do Urbanismo e do Paisagismo I do curso de arquitetura e urbanismo da UNIME ministrada pela professora Ceila Rosana







Lauro de Freitas
Novembro2011



IDENTIFICAÇÃO DA OBRA:

O conteúdo dessa resenha se baseia em no capitulo IV –O BARROCO do livro “A Formação do Homem Moderno Vista Através da Arquitetura” de Carlos Antônio LeiteBrandão, Editora UFMG, 1991
















APRESENTAÇÃO DA OBRA:

Na sua obra o autor discorre sobre o estilo Barroco, tecendo considerações sobre as características que conferem suaidentidade bem como analisando as diferenças entre este e outros estilos arquitetônicos.
A arquitetura de Michelangelo abre caminho para a arquitetura barroca, por romper com a arché vigente(renascentista), abrindo um leque de novas possibilidades estéticas para produção de arte.
A beleza da arquitetura clássica dá lugar ao tenso, dinâmico e desproporcional; rompendo, alargando abrindo ederrubando os ideais estéticos.












DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO

A arquitetura de Michelangelo não é vista como um início da arquitetura barroca e sim como um leque de novas possibilidadesestéticas para produção de arte.
A beleza agora não mais coincide com a proporção, o equilíbrio e a racionalidade da composição estática. O belo passa a ser tenso, dinâmico e desproporcional;rompendo, alargando abrindo e derrubando os ideais estéticos.
O arquétipo da obra de Michelangelo enfatiza o conflito, a crise, o drama a ruptura espacial abrindo caminho para arquitetura BARROCA....
tracking img