Programa 5s

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1847 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROGRAMA 5S

O 5S ou House keeping é um conjunto de técnicas desenvolvidas no Japão e utilizadas inicialmente pelas donas-de-casa japonesas para envolver todos os membros da família na administração e organização do lar.
No final dos anos 60, quando os industriais japoneses começaram a implantar o sistema de qualidade total (QT) nas suas empresas, perceberam que o 5S seria um programa básicopara o sucesso da QT.
Esse programa pode ser conhecido com outros nomes, porém 5S é o mais utilizado e
vem das iniciais das cinco técnicas que o compõe: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke.
Os nossos sentidos e os nossos valores podem nos confundir. Quando isso ocorre, deixamos de ver a bagunça, o desperdício, e todo tipo de comportamento que gera má qualidade de vida. É precisodesenvolver “SENSOS” para perceber a realidade.
A capacidade de apreciar e de praticar o que é certo está dentro do ser humano. Porém, quando ninguém faz aquilo que qualquer um poderia ter feito, todo mundo sofre as consequências.
O 5S pode ser implantado como um plano estratégico que, ao longo do tempo, passa a ser incorporado na rotina, contribuindo para a conquista da qualidade total e tendo comovantagem o fato de provocar mudanças comportamentais em todos os níveis hierárquicos.
Muitos dos conceitos da qualidade total se fundamentam na teoria da melhoria contínua (Kaizen: Kai, mudança e Zen, para melhor), pois a QT é um processo e não um fato que possa ser considerado concluído. Numa primeira etapa é necessário estabelecer a ordem para então buscar a QT. Para estabelecer a ordem usamos o5S.
Alguns objetivos desse programa são:
* melhoria do ambiente de trabalho;
* prevenção de acidentes;
* incentivo à criatividade;
* redução de custos;
* eliminação de desperdício;
* desenvolvimento do trabalho em equipe;
* melhoria das relações humanas;
* melhoria da qualidade de produtos e serviços.
O termo “Senso” significa exercitar a capacidade de apreciar,julgar e entender. Significa ainda a “aplicação correta da razão para julgar ou raciocinar em cada caso particular.”

SEIRI - ORGANIZAÇÃO, ARRUMAÇÃO, SELEÇÃO E UTILIZAÇÃO.
“Guardar” é um instinto natural das pessoas. Portanto, o Senso de Utilização pressupõe que além de identificar os excessos e/ou desperdícios, estejamos preocupados em identificar “o porquê”, para que medidas preventivas possamser adotadas para evitar que voltem a ocorrer.
Essa técnica é utilizada para identificar e eliminar objetos e informações desnecessárias, existentes no local de trabalho. Seu conceito chave é a utilidade, porém, devemos tomar cuidado com o que vai ser descartado para não perdermos informações e/ou documentos importantes.
COMO PRATICAR O SEIRI
A tabela abaixo mostra como separar e selecionar:IDENTIFICAÇÃO | PROVIDÊNCIAS |
Se é usado toda hora | Colocar no próprio local de trabalho |
Se é usado todo dia | Colocar próximo ao local de trabalho |
Se é usado toda semana | Colocar no almoxarifado, etc |
Se não é necessário | Descartar, disponibilizar |

As principais vantagens do Seiri são:
* conseguir liberação de espaço;
* eliminar ferramentas, armários, prateleiras emateriais em excesso;
* eliminar dados de controle ultrapassados;
* eliminar itens fora de uso e sucata;
* diminuir risco de acidentes.
Para a execução do Seiri devem ser definidas e instaladas áreas de descarte. Essas áreas devem ser devidamente sinalizadas para evitar que se tornem "áreas de bagunça". Todo material descartado deve ser etiquetado e controlado (materiais pararecuperação, alienação, almoxarifado, materiais para outros órgãos, reciclagem ou para lixo ou
sucata). A responsabilidade da pessoa que está descartando só termina no momento do destino final do material descartado.

SEITON – ORDEM, SISTEMATIZAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO
Significa “cada coisa no seu lugar”. É definir locais apropriados e critérios para estocar, guardar ou dispor TUDO de modo a facilitar o...
tracking img