Progeto pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2153 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE TIRADENTES
LICENCIATURA EM INFORMÁTICA









DEIVIDSON WALLACE SILVA SANTOS
DEIVIDIS WALLACE SILVA SANTOS







PROJETO DE PESQUISA

PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES III





















Neópolis

2012

DEIVIDSON WALLACE SILVA SANTOS
DEIVIDIS WALLACE SILVA SANTOS









A PARTICIPAÇÃO DAINFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO







Trabalho apresentado a disciplina Práticas Interdisciplinares III, sob orientação do Professor Joaquim, como Pré-requisito para encerramento da mesma e continuidade da disciplina Práticas Interdisciplinares II.



















Neópolis

2010

Introdução



O Ensino Médio tem sido alvo deconstantes discussões na atualidade pois, dentre outros motivos, a presença dos recursos científicos e tecnológicos tem gerado necessidades complementares e diferentes em relação ao ensino propedêutico geralmente praticado. A complexidade dessas questões vem promovendo debates em torno de uma Educação Científica que prepare os educando para o exercício da cidadania, remetendo-nos a uma reflexão emrelação à adoção de práticas interdisciplinares no Ensino de Informática como uma das possibilidades para a sua melhoria.

A participação de outras disciplinas, nas mesmas condições que as de informática, pode contribuir significativamente para a abrangência e profundidade de uma prática de ensino interdisciplinar. Mas uma vez que nossa análise requeira respeito da necessidade de uma EducaçãoTecnológica, delimitaremos nossas discussões sobre as disciplinas que tradicionalmente compõem seu núcleo. Sendo assim, uma questão que merece atenção especial e se apresenta como objeto de reflexão está ligada ao entendimento da interdisciplinaridade como uma ação educativa escolar, de forma que se possam encontrar subsídios para a adoção ou concepção de uma proposta de trabalho que se apresentecomo geradora de Educação Científica e factível de ser implementada, levando em consideração as condições atuais encontradas na Escola Média.

Na licenciatura de Informática, o entendimento sobre interdisciplinaridade, e mais especificamente a escolar, é bastante difuso, com diferentes acepções no que diz respeito desde as bases epistemológicas até as implementações pedagógicas factuais.Essa diversidade de significados pode ser exemplificada por uma breve texturização de trabalhos objetivando especificamente o esclarecimento conceitual da interdisciplinaridade. Em dezembro de 1969, constituiu-se em um relatório elaborado por especialistas da Alemanha, França e Grã-Bretanha, reunidos para esse fim.

Esse estudo inicial, segundo Fazenda (1992, p. 26), apresentou “a falta deuma precisão terminológica pelo preconceito no trato de questões referentes à integração e pelo desconhecimento mesmo da necessidade de certos pressupostos básicos para a interdisciplinaridade”. E a Interdisciplinaridade nas Universidades, sob o patrocínio da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico, para discutir questões relacionadas à fundamentação da interdisciplinaridade e suaconceituação com base na colaboração de vários cientistas. No dizer de Santomé (1998), um dos objetivos desse encontro estava fortemente centrado na pretensão de elucidar conceitualmente a interdisciplinaridade e avaliar suas possibilidades, buscando identificar se esta se mostraria com potencial de desenvolvimento de forma efetiva em relação ao ensino e à pesquisa, adaptados frente à evolução doconhecimento e da sociedade. Obteve-se um consenso em relação à crescente complexidade dos problemas enfrentados pelas sociedades modernas.

Perante as variações quanto à nomenclatura e aos conceitos utilizados para definir a interdisciplinaridade surgida a partir de então, apresentaremos algumas das propostas, objetivando localizar as tendências iniciais mais aceitas em relação ao...
tracking img