Profissoes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1331 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE SOCIOLOGIA

PROFISSÃO: LOGISTICA

ALUNO: MARCOS EDGAR DE JESUS DE ANDRADE
NUMERO: 19
TURMA: 3ºC
PROFESSORA: ROSANA
TURNO: MANHÃ
COLEGIO: MILTON CARNEIRO

Curitiba
2012
Introdução

A logistica é a parte fundamental de toda uma cadeia produtiva... Ela esta presente desde o fornecimento da materia prima ate o produto acabado nas mãos do cliente.
Ela foi muito trabalhadae desenvolvida durante a segunda guerra, e hoje em dia não vivemos sem ela, por mais que muitos achem não ver sua utilidade, ela esta presente em transportes, estrategias empresariais para com os clientes, industrias, comercio, agricultura, enfim em tudo... Ela é a responsavel pela manutenção e controle de estoques, pela entrega de produto no local certo, horario certo e quantia certa, e tambempara prover recursos.

LOGISTICA

Ao procurarmos a palavra logística em um dicionário, vemos que surgem várias denominações relativas à termos matemáticos da época da Grécia antiga, do tão conhecido termo 'logos' que significa razão. Originalmente o termo 'logística' com o significado que entendemos hoje, vem do francês Logistique e tem como uma de suas definições de cunho militar, onde aguerra é totalmente dependente de uma logística eficaz que cuida do transporte e manutenção de suprimentos para fins de operações em campos de guerra ou apenas administrativos. Para AGL Logistics, o preço e o transporte são importantes, até porque o mundo capitalista de hoje não prevê guerras, ou pelo menos, não as deseja. Assim, criou-se também a cadeia de fornecimento.

Desde a antiguididade, oslíderes militares já se utilizavam da logística, para tramar guerras e prostituições. As guerras eram longas e geralmente distantes e eram necessários grandes e constantes deslocamentos de recursos. Para transportar as tropas, armamentos e carros de guerra pesados aos locais de combate eram necessários o planejamento, organização e execução de tarefas logísticas, que envolviam a definição de umarota; nem sempre a mais curta, pois era necessário ter uma fonte de água potável próxima, transporte, armazenagem e distribuição de equipamentos e suprimentos. Na antiga Grécia, Roma e no Império Bizantino, os militares com o título de Logistikas eram os responsáveis por garantir recursos e suprimentos para a guerra.
A partir do fim da Segunda Guerra Mundial, as empresas notaram tão grande era aimportância de se ter um departamento para cuidar da logistica onde a demanda crescia num ritmo acelerado, os consumidores tornavam se cada vez mais exigentes. A partir dos anos 50 e 60, as empresas começaram a se preocupar com a satisfação do cliente. Foi então que surgiu o conceito de logística empresarial, motivado por uma nova atitude do consumidor. Os anos 70 assistem à consolidação dosconceitos como o MRP (Material Requirements Planning).
A principio a logistica era feita apenas com valores agregados a venda, e aos processos de fabricação estes desde a matéria prima até o produto acabado,com o passar dos tempos foi tornando percepitivel a logistica do pós-venda. O objetivo básico do serviço pós-venda é o de assegurar que o cliente obtenha o maior proveito e valor por sua compra.Entendendo valor como a relação entre os benefícios proporcionados pelo produto e o preço pago pelo cliente mais os custos de acesso ao produto ou ao serviço associado, criar valor para o cliente através do pós-venda significa reduzir estes custos. É claro que um produto pode falhar. O papel do pós-venda seria, então, o de minimizar o tempo que o cliente fica sem o produto que apresentou um defeito,proporcionando-lhe acessibilidade ao serviço de reparos, disponibilidade de peças de reposição e até, por que não, o oferecimento de um produto substituto enquanto o primeiro estiver sendo reparado em alguns casos para não haver maiores constrangimentos a troca já valida como definitiva.
Outra dificuldade do pós-venda é a previsão das peças a serem produzidas para manutenções, quantas, quais,...
tracking img