Professora

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2378 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Constantes físicas são valores numéricos medidos no momento em que se observa uma certa propriedade física de uma substância. Como as propriedades físicas são determinadas sob condições padrões (temperatura, pressão, etc.), elas são invariáveis ajudando a determinar a identidade de substâncias desconhecidas. Assim, a determinação de constantes físicas serve para identificar umasubstância, ou a sua pureza. A cor, o cheiro, o estado físico, a densidade, a solubilidade, o ponto de ebulição, o ponto de fusão, o índice de refração, entre outros, em determinadas condições experimentais bem definidas, são constantes físicas que nos permitem identificar e determinar a pureza de um composto orgânico.
Existem diversas obras de referência contendo tabelas de propriedades econstantes físicas de compostos que são extremamente úteis para identificar compostos desconhecidos. Uma de uso comum é o Handbook of Chemistry and Physics publicado pela Chemical Rubber Company (CRC). Se as propriedades físicas de um composto desconhecido são idênticas às propriedades físicas de um composto listado nas tabelas, os dois compostos serão provavelmente o mesmo.
Entretanto, não é possívelprever exatamente as propriedades físicas de compostos sintetizados ou isolados recentemente. Portanto, tabelas de propriedades físicas só são úteis para identificar compostos previamente conhecidos. Contudo, informações úteis como a identidade do composto e sua pureza podem ser obtidas a partir do seu ponto de fusão.
O ponto de fusão de uma substância é a temperatura em que uma substância passa doestado sólido ao líquido, nas condições normais de pressão, coexistindo ambas as fases em equilíbrio, a esta temperatura verifica-se que a pressão de vapor da fase sólida é igual à pressão de vapor da fase líquida.
Sólidos cristalinos são compostos de átomos, íons, ou moléculas num padrão geométrico altamente ordenado (matriz cristalina). Os átomos, íons ou moléculas são mantidos em suasposições por forças eletrostáticas, tipo forças de London e/ou dipolo-dipolo. A liberdade de movimentos das partículas é condicionada pela intensidade dessas forças intermoleculares. Então, é de prever que o estado sólido resulte da existência de elevadas forças intermoleculares As ligações intermoleculares que se apresentam mais fortes são as forças dipolo-dipolo, seguidas das ligações de hidrogénio. Asforças mais fracas, e por isso mais fáceis de quebrar, são as forças de London. Quando um sólido puro cristalino é aquecido, os átomos, íons ou moléculas vibram mais e mais rapidamente até que numa temperatura definida o movimento térmico das partículas torna-se suficientemente grande para sobrepujar as forças de atração. Se as forças intermoleculares são mais intensas, é necessário elevar atemperatura para lhes conferir uma maior agitação molecular e, consequentemente aumentar a energia cinética, para se passar a um estado mais fluido (de sólido para líquido). Concluindo, quanto mais fortes forem as forças intermoleculares maior será o ponto de fusão da substância. O ponto de fusão de um sólido corresponde exatamente à temperatura em que o líquido e a fase sólida estão em equilíbrio.
Naverdade, o ponto de fusão não é apenas uma temperatura mas sim um intervalo de temperaturas. Uma substância cristalina pura tem um ponto de fusão bem definido, isto é, funde completamente num intervalo de temperatura muito estreito, sendo esse intervalo na prática e com bom método, de 0,5ºC, ainda sendo admissível um intervalo máximo de 1ºC. Um sólido puro apresenta uma fusão bem definida porqueas forças de atração entre suas partículas são as mesmas. Entretanto, a presença de uma impureza numa matriz cristalina interrompe a sua estrutura uniforme e enfraquece as forças de atração. Um sólido impuro funde em uma temperatura mais baixa e em uma faixa mais ampla. Por isso se diz que o ponto de fusão de um sólido é útil tanto na identificação de uma substância como também é uma indicação...
tracking img