Professor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2784 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário


Introdução 2

A chegada do negro ao Brasil 2

A capoeira no Brasil 2

Os estilos de Capoeira 4

Elementos Rítmicos da Capoeira 5

Objetivo 7

Metodologia 8

Avaliação 9

Plano de Aula para 5ª Série do Ensino Fundamental 10

Objetivo 10

Conteúdos 10

Metodologia 10

Avaliação 11

Exemplo de Aulas 11

Aula 01 11

Aula 02 12Aulas Seguintes... 12

Referências 14





Introdução



A capoeira é considerada uma rica expressão artística, uma mistura de luta com dança, fazendo parte do patrimônio cultural afro-brasileiro. Na primeira metade do nosso século, depois de sofrer duras perseguições, a capoeira chega ao Brasil, sendo definida como Capoeira Angola e através de Mestre Bimba, surge outra variantedenominada Capoeira Regional, a qual se expandiu por todo o país e até mesmo para o mundo.



A chegada do negro ao Brasil



A história da capoeira está intimamente ligada a história do negro no Brasil.
Chegando ao Brasil no inicio do século XVI, os Europeus, necessitando de mão de obra barata, recorreram a mão-de-obra escrava, buscando os negros na África, tendo em vista que osindígenas reagiram a escravidão e não suportaram os maus-tratos a que foram submetidos. Os negros então, eram retirados de seu hábitat e eram colocados em porões de navios e levados para a nova terra recém descoberta.
Ao chegarem no Brasil, os negros eram separados para que não conseguissem se comunicar, assim não formando rebeliões devido a dificuldade de comunicação. Além do sofrimento infligido aosnegros, já que os dominantes exigiam os trabalhos mais duros dos seus escravos, a distância de sua terra natal, aliada a todas as outras condições adversas encontradas nas novas terras, os fazia rebelar-se.


A capoeira no Brasil



Sobre a verdadeira origem da capoeira, FONTOURA; GUIMARÃES (2002) diz que muitas são as divergências existentes entre os pesquisadores. Um dos motivos quecontribuiu para dificultar o conhecimento sobre a origem da capoeira é salientado por Mello (1996, p. 29) apud FONTOURA; GUIMARÃES (2002), que afirmou:
Ruy Barbosa, quando ministro da Fazenda, com o argumento de apagar a história negra da escravidão, mandou incinerar uma vasta documentação relativa a esse período.
Para alguns autores, estudiosos do assunto, acapoeira foi uma invenção do negro na África, onde existia como forma de dança ritualística. Mais tarde, com o processo do colonialismo brasileiro e com a chegada dos negros escravos originários da África, aqui a capoeira apareceu como forma de defesa pessoal dos escravos contra seus opressores do engenho (SANTOS, 1990, p. 19) apud FONTOURA; GUIMARÃES (2002).
Como os escravos africanos nãopossuíam armas para se defender dos inimigos (senhores de engenho), descobriram em si mesmos a sua arma, a arte de bater com o corpo, à semelhança das brigas dos animais, suas marradas, coices, saltos e botes. Aproveitaram ainda suas manifestações culturais trazidas da África, suas danças, cantigas e movimentos.
Surgida a capoeira e fazendo parte de suas vidas, os negros a praticavam tanto nasfazendas quanto nos terreiros. Quando na presença dos senhores de engenho, praticavam-na em forma de brincadeira, quando, na verdade, estavam treinando. O berimbau, que servia para dar ritmo, também servia para anunciar a chegada de um feitor, ou seja, a hora de transformar a luta em dança. (FONTOURA; GUIMARÃES, 2002)
Nas matas os negros formaram os quilombos, sendo o Quilombo de Palmares umdos mais importantes, sede maior de todos os outros redutos de negros fugitivos. Santos (1990, p. 19) apud FONTOURA; GUIMARÃES (2002) afirma que após a extinção dos quilombos, a capoeira já era conhecida como meio de ataque e defesa pessoal, onde quer que houvesse escravos lutando pelos dia de sua libertação.
FONTOURA; GUIMARÃES (2002) ressalta que em 1890 a capoeira foi considerada...
tracking img