Professor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2643 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Professor: Origem da profissão

Segundo Gilberto Teixeira, professor. Doutor (FEA/USP) a palavra professor e profissão nasceram da mesma raiz etimológica, o que faz todo o sentido: o professor é a primeira das profissões. Todas as outras especialidades e habilidades técnicas só podem existir quando há professores ensinando-as aos seus discípulos. Toda profissão precisa de professores.Professor: Importância
Tendo como base, vivencias em ambientes escolares, adquiridas através dos três estágios curriculares possibilitou-se a percepção que as atitudes, auto-estima, motivação, segurança... do Professor interfere/reflete nos educandos, conforme afirma Voli:

A projeção que o professor envia de si mesmo à classe é recebida por seus alunos, que por sua vez vão se sentindo seguros,reforçados em seu próprio autoconceito, partes integrantes do grupo, motivados a aprender e conscientes de sua capacidade de fazê-lo. Sua projeção motiva seus alunos a entrar por si mesmos em uma situação de auto-estima e, portanto, de autodisciplina, auto-responsabilidade e auto-realização Voli (1998, p.147)

Embasando-se na referida citação se avalia a necessidade de existir uma maiorvalorização para os Professores, pois eles precisam ter em mente que o seu papel é muito importante na educação e que a sociedade sabe disso e os apóia, passando toda está segurança para seus alunos que são o centro do processo de ensino aprendizagem sujeitos de sua aprendizagem.
Salienta-se está necessidade, uma vez que, estamos no século XXI, e vivemos em uma sociedade marcada pela revolução dasinformações que mudam do dia para noite. Diante desta quantidade de informações e facilidade de acesso as mesmas, o Professor é uma das pessoas que atua, nos diversos setores da sociedade. Ele proporciona os meios para que o aluno faça suas escolhas de uma forma consciente atuando como um cidadão. Ser “cidadão”, segundo Barestreti (2004), é ser sujeito da história, de sua própria história e, com outroscidadãos, participar da história de sua comunidade, de sua cidade, de sua nação, de seu mundo.
Igualmente, percebemos que ao mesmo tempo em que o mundo evolui aumentam as responsabilidades do Professor, conforme aponta Naracato, Varani e Carvalho, 2000, p. 96 - “Com a globalização, aumentaram-se as responsabilidades da escola e do docente”
O Professor contribuirá para a formação dasgerações futuras como Henry Adams nos ensinou: um ensinante "sempre afeta a eternidade. Ele nunca saberá onde sua influência termina".
Com tão fundamental função, julga-se que já exista uma legislação que assegure seus direitos, acontecimento que existe: a Constituição Federal de 1988 em seu art. 206, V, determina a valorização dos profissionais de ensino, garantidos, na forma de lei, plenos decarreira para o magistério público, com piso salarial profissional e ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº. 9.394/96), no seu art. 67, [29] reafirma os princípios constitucionais de ensino, destacando que os sistemas devem promover a valorização dos profissionais da educação.
Enfim, não podemos negar os avanços nalegislação, porém na prática educacional avançamos muito pouco e os Professores continuam sendo desvalorizados apesar do seu papel pedagógico e social. Havendo a necessidade de Leis e um plano de carreira com critérios mais bem definidos para promoção profissional e financeira destes profissionais. Utilizando os conceitos de Edgar Morin, podemos classificar a profissão de Professor como uma profissãocomplexa, onde a incerteza e a ambigüidade das funções são o seu melhor traço definidor.
Por que os professores não são valorizados?

Existe a tentativa de se justificar o descaso com os professores através da afirmativa que eles não querem trabalhar, não buscam atualização, são acomodados, emfim não cumprirem com a função de educadores, entretanto será se os professores possuem os mecanismos...
tracking img