Professor auxiliar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2091 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MONITORIA EM ESTÁGIO CURRICULAR

Resumo: Monitoria em disciplinas de estágio curricular. Procedimentos adotados na Coordenação de Estágio da Escola de Biblioteconomia da UNIRIO.



Luciene Damico Agarez

Bibliotecária e Documentalista

Professora responsável por Disciplinas de Estágio

Coordenadora de Estágio em Biblioteconomia / UNIRIO

Sarah Tavares Pimenta
Monitora deDisciplinas de Estágio / BIB / UNIRIO
Apoio à Pesquisa de Iniciação Científica / BIB / UNIRIO


1. INTRODUÇÃO

A Coordenação de Estágio da Escola de Biblioteconomia da UNIRIO tem cumprido as funções de Coordenação, Orientação e Supervisão dos estagiários e monitores sob sua responsabilidade.
Sua preocupação é com o aprimoramento e renovação do planejamento, da prática e/ou treinamentoprofissionalizante e da co-responsabilidade na formação profissional que o cidadão irá atuar na sociedade.
Visando a importância da monitoria e observando que o exercício desta atividade deve ser sempre aperfeiçoado, tanto no que se refere a monitores quanto a orientadores, bem como há dificuldade de reencontrar o caminho que conduz ao reajuste da verdadeira identidade da monitoria, aprofessora Luciene Damico Agarez, elaborou um trabalho em forma de manual, intitulado: Monitoria de Estágio Curricular em Biblioteconomia, em 1999 / 2º Semestre.
O objetivo do trabalho é orientar os procedimentos do monitor e orientador através de suas funções, deveres, direitos, num cumprimento com a qualidade e o valor pedagógico da monitoria.
Convém esclacer que o trabalho foi baseadonos relatos colhidos das experiências das universidades UFRJ, PUC, UERJ e trabalhos escritos sobre o assunto destacando o de autoria da Professora Taís Carrilho (UERJ). Baseado também nas informações colhidas na Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da UNIRIO.
Embora a universidade não tenha publicado o trabalho, este, foi aprovado em Colegiado de Departamento e, tem sido adotado ao longodesses anos com as atualizações cabíveis de acordo com as exigências da fase vivenciada.



2. CONSIDERAÇÕES GERAIS

As Disciplinas de Estágio são oferecidas a cada semestre letivo tornando cabível o exercício do monitor ou monitores por seus meses ou mais.
O exercício da monitoria se dá tanto na disciplina de estágio cursada anteriormente pelo aluno, bem como apoio asatividades da Coordenação de Estágio visando tornar possível mais integração com o orientador, auxílio às tarefas docentes, interação e integração com a comunidade acadêmica.
Na categoria de interação e integração na vida acadêmica inclui integração com professores, alunos, servidores; conhecimentos e interação com a realidade acadêmica, facilidade de acesso aos diferentes locais da Universidade,maior tempo proporcionado ao aluno para vivenciar a Universidade, etc.
O monitor deve auxiliar seu orientador em suas tarefas didáticas, acompanhando-o em suas atividades, auxiliando seus colegas, naturalmente interage com os diferentes seguimentos da Universidade.
Na categoria de aquisição, ampliação e aprofundamento de conhecimentos inclui aquisição, ampliação e aprofundamento deconhecimentos gerais e específicos das Disciplinas de Estágio, maior aprofundamento destas Disciplinas e aprimoramento de conhecimentos, etc.
A aquisição, ampliação e aprofundamento de conhecimentos, tanto gerais como específicos das Disciplinas de Estágio onde o aluno exerce a monitoria é conseqüência natural do próprio processo, pois pressupõe a realização de tarefas que demandam leituras,estudos, pesquisa, auxílio ao orientador e seu acompanhamento direto, que só poderia conduzir o monitor a se aprimorar.
Na categoria de preparação para a atividade docente inclui vivência da docência, participação no processo ensino – aprendizagem, exercício da prática docente, aprimoramento didático, aquisição de experiência para o magistério, possibilidade de ampliação de conhecimentos,...
tracking img