Profesor por destino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1253 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Professor por destino.

Esse relatório foi escrito pela acadêmica de letras do 1̊ semestre:
TALITA MARQUES GASQUES.
Professor: Lucio Lodr

Resumo:
Este estudo analisou a vida de um professor, no município de Sinop buscando relacionar sua escolha no modo de ensino e as dificuldades encontradas. O estudo foi realizado num período de 44, dias, no qual realizei duas visitas a sua casa, e emalguns encontros que tive com ele na faculdade, onde fazia alguns esclarecimentos e tirava algumas duvidas que vinham a surgir com o tempo. Produzi esse relatório de campo tendo como base às bibliografias sugeridas durantes as aulas de Sociologia e Linguagem, nas quais estudei principalmente as normas sociais e culturais, da vida de um professor. Verifiquei nesse relatório o trabalho de um professore como ele fundamental para formação de um profissional e de uma sociedade.

Texto integral:

O trabalho de campo que serviu como base para minha reflexão, iniciou-se com a observação da dinâmica de um professor, no dia nove de maio do corrente ano. No primeiro encontro com o professor fiz sua identificação, procurando buscar sua confiança, não foi preciso muito esforço para que ele mecontasse tudo, sendo ele uma pessoa muito espontânea, logo foi falando, dessa maneira fui consolidando minha pesquisa de campo, coletando os dados sólidos a respeito da sua vida. Conforme o texto “CULTURA E SOCIEDADE”, “são exemplo de identidades sociais o estudante, a mãe, o advogado, o católico, o sem-teto, o asiático, o disléxico, o casado e assim por diante” (2011 p 44). Assim sendo todos osencontro que tive com ele foi muito agradável.

Nas conversas que tivemos através da atividade de campo ele reafirmava , oque já havíamos conversado na primeira visita, como expõe CULTURA E SOCIEDADE “toda cultura tem seus padrões de comportamento, os quais parecem estranhos ás pessoas de outras formações culturais”(2011, p 40). Sendo assim, com a duas visitas mais os encontros na faculdade, coletei omaterial necessário para o desenvolvimento do meu trabalho.

Pude perceber em minhas visitas, que os métodos de ensino da época era muito mais rigorosos, os alunos possuíam mais respeitos com os educadores, não por medo mais sim por entenderem que os professores estavam ali para ensinarem e eles para aprenderem. “CULTURA E SOCIEDADE” “Não são apenas as crenças culturais que diferem através dasculturas. A diversidade das práticas e do comportamento humano é também notável. Formas aceitáveis de comportamento variam amplamente de cultura para cultura e, com frequência, contrastam drasticamente com o que as pessoas das sociedades ocidentais consideram normal”(2011, p 3).

É perceptível que a maioria dos professores que começaram a lecionar fizeram isso por falta opção, são poucos dadécada de oitenta que escolheram seguir essa profissão. Assim afirma LORD. “Os professores eram recrutados entre aquelas esposas de funcionários que tinham mais anos de escolaridade e interesse em lecionar, e os padres eram convidados a ministrar missas em feriados ou finais de semana”( 2011, p 185).

Pude entender em minha pesquisa, que nossos mestres se doam completamente para apenderem, e nospassarem esses ensinamento, muitos não se contentam apenas com o ensino superior, buscando se aprimorarem fazendo pós, mestrado e ate doutorado, essa também e uma forma de buscarem melhor condições de ensino e financeiramente. Verifiquei então que eles se doam tanto para terem um pouco de reconhecimento, que não são lhes devidamente dados, são estas a fonte de ensino que formulam profissionais.LORD “por isso a escola, e a educação nela ofertada cumpriu um papel central na construção da “nova sociedade”. A educação cumpriu com a nova geração o mesmo papel que o trabalho cumpriu com os adultos. Trabalho e Educação são importantes e necessárias chaves para o entendimento de como a sociedade no norte do Mato grosso foi formada, o que permite explicitar sobre qual sociedade estamos tratando...
tracking img