Prof

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2660 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
O processo de elaboração da estratégia de Marketing envolve 5 passos 1. Análise diagnóstico do meio envolvente, do mercado, dos clientes, da concorrência e da própria empresa 2. Formular os objectivos da estratégia de Marketing 3. Definição das opções estratégicas fundamentais, ou sejam os alvos, o posicionamento, a política de marca e a escolha das prioridades de acção.

4.Avaliação do Marketing-Mix
5. Avaliar e validar os planos de acção propostos.

1. ANÁLISE E DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO
A. Análise externa: o meio envolvente, o mercado e os clientes Consiste em descrever e analisar os traços importantes e pertinentes do mercado no qual se situa o produto cuja estratégia de Marketing se está a elaborar. • Análise do meio envolvente.

Os comportamentos dos clientes eas acções das empresas são influenciados por tendências e evoluções globais a que chamam meio envolvente. Identificam-se do meio envolvente de um mercado: -a envolvente demográfica; a envolvente sociocultural; a envolvente económica; a envolvente politico-legal; a envolvente tecnológica; a envolvente ambiental.

1. ANÁLISE E DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO
 Análise de mercado O mercado pode serestudado ao nível da industria, da categoria de produtos, ou do tipo de produtos, devendo ser analisados os seguintes aspectos: -volume de vendas, número e características dos compradores, segmentação do mercado em função dos critérios mais pertinentes, tendência de evolução do preços, ciclo de vida.  Análise dos clientes e dos outros públicos Esta análise inclui os dois tipos de actores: os clientes eos distribuidores. Os clientes: os comportamentos de consumo e de compra; motivações, atitudes e critérios de escolha dos consumidores. A distribuição: número e característica dos intermediários, repartição das vendas globais por tipos de intermediários, políticas praticadas por esses intermediários, motivações e atitudes destes face à escolha das marcas que vendem e promovem.

1. ANÁLISE EDIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO
B. A Análise externa: os concorrentes • A identificação dos concorrentes Em sentido lato, o concorrente de um produto é outro qualquer com o qual o consumidor possa substituir o primeiro, total ou parcialmente. Ex: o consumo da Coca Cola pode ser substituído pelo da Pepsi ou pelo consumo de uma outra qualquer marca de cola, mas também por outros produtos muito diferentescomo sumos de fruta, água mineral ou mesmo água natural. O espaço concorrencial de um produto ou de uma marca pode ser analisado em três níveis:  A concorrência interprodutos: os concorrentes são aqui definidos como os que oferecem produtos completamente semelhantes. Ex: Mitsubishi Lancer é concorrente directo do Honda Civic.  A concorrência intersegmentos: o Volkswagen Golf, o Renault Mégane, oHonda Civic, o Mazda 3 e o Alfa Romeo 147 pertencem ao segmento dos familiares compactos. No seio deste segmento, eles apresentam uma concorrência interprodutos mas também concorrem com o segmento dos grandes carros familiares.  A concorrência genérica: no sector automóvel, veículos de qualquer marca ou modelo.

1. ANÁLISE E DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO
• A Análise dos concorrentes directos eindirectos Identificação e situação dos concorrentes É necessário identificar os concorrentes actuais ou potenciais e situá-los no espaço concorrencial. Análise dos concorrentes mais importantes É preciso analisar o poder, a experiência e o dinamismo de cada concorrente (quota de mercado, poder da marca, investimentos e meios de marketing, meios tecnológicos, experiência do concorrente do espaçonacional e internacional). Além disso, é importante analisar a estratégia de cada concorrente (SWOT) e calcular a capacidade de reacção destes.

1. ANÁLISE E DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO
• Análise e medida da posição concorrencial

A Análise da posição concorrencial: além da posição das marcas no mercado, da sua imagem e da sua implementação comercial, devem ter-se em conta as competências técnicas,...
tracking img