Prof roger

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (478 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Principais distúrbios de sono
Hoje, existem cerca de 84 doenças catalogadas, relacionadas como distúrbios de sono. Uma das mais comuns e conhecidos é a insônia, que atinge cerca de 40% da população.Porém, as mais preocupantes são os distúrbios respiratórios do sono, como a apnéia, que atingem 10% da população, predominantemente a masculina.
A apnéia ou Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono é apausa da respiração por dez ou mais segundos, com 30 ou mais episódios em oito horas de sono. O ronco - tido como uma característica engraçada em alguns casos, ou irritante em outros - é um sinal deque a pessoa não está respirando direito. E a má oxigenação durante este período do sono sobrecarrega o coração e o cérebro, resultando na sonolência diurna. A apnéia e o ronco pesado são sintomas dadoença, que pode até levar ao enfarto.
A doença pode aparecer em crianças, relacionando-se a amigdalites e adenóides hipertrofiados, casos em que há indicação cirúrgica. Porém é mais comum no adulto,cuja investigação requer um Laboratório do Sono para diagnosticar e estabelecer a melhor conduta terapêutica. Na maioria dos casos, o tratamento não é cirúrgico e, em situações simples, perder peso eutilizar suporte ventilatório durante o sono pode resolver. Habitualmente, o perfil do homem apnéico é obeso, com pescoço curto e “papada”.
Impactos na qualidade de vida
As conseqüências dosdistúrbios do sono são fortemente relacionadas à qualidade de vida das pessoas que sofrem desse mal. O conceito de qualidade de vida proposto pela Organização Mundial de Saúde engloba domínios da saúdefísica, relações sociais, grau de independência, características ambientais, variáveis psicológicas e espirituais.
A qualidade do sono e a qualidade de vida estão intimamente relacionadas. O desemprego,por exemplo, é fator de qualidade de vida que pode afetar a qualidade do sono de um indivíduo porque a preocupação presente nessa situação aumenta a latência do sono e os despertares noturnos. Por...
tracking img