Produtividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2034 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PRODUTIVIDADE
Em 1950 a Comunidade Econômica Européia apresentou uma definição formal de produtividade como sendo “o quociente obtido pela divisão do produzido (output) por um dos fatores de produção”. Dessa forma, pode-se falar da produtividade do capital, das matérias-primas, da mão-de-obra etc.
Entretanto, uma análise cuidadosa nos leva a duas definições básicas que são: Produtividade total,ou Produtividade parcial do trabalho (PP) (ou mão-de-obra), Produtividade parcial do capital (PP), Produtividade parcial dos materiais (PP).
5.1 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUTIVIDADE
O estudo sistemático da produtividade já faz parte do currículo de vários cursos, como administração, economia e engenharia. Nas empresas, é comum encontrarmos programas de melhoria da produtividade em andamento. Avaliara produtividade e compará-la com a de outras empresas, concorrentes ou não, tornou-se ação corriqueira entre os gerentes preocupados com o futuro, não só da empresa como também de si mesmos.
A qualquer instante uma empresa envolvida em um programa de melhoria da produtividade estará em um dos quatro estágios ou fases: medida, avaliação, planejamento e melhoria. Essas fases, como se vê na Figuraabaixo, caracterizam o ciclo da produtividade.
MEDIDA DA PRODUTIVIDADE
MELHORIA DA PRODUTIVIDADE
AVALIAÇÃO DA PRODUTIVIDADE
PLANEJAMENTO DA PRODUTIVIDADE
Ciclo da produtividade.
Inicialmente devemos medir a produtividade através da definição de métodos adequados, utilizando dados já existentes ou coletando novos. Uma vez medida, pode ser comparada com índices equivalentes de outras empresas.Essa metodologia está se tornando comum graças aos processos de benchmarking. A partir dos níveis identificados, das comparações realizadas, podemos planejar níveis a serem atingidos, tanto a curto quanto a longo prazo. Feito o planejamento com a fixação de objetivos, resta passarmos à ação como, introduzindo as melhorias propostas, fazendo as verificações necessárias, bem como as novas medidas eassim sucessivamente.
Uma conceituação de administração da produtividade, conforme David Sumanth, é a seguir formulada:
A administração da produtividade é um processo formal de gestão, envolvendo todos os níveis de gerência e colaboradores, com o objetivo último de reduzir custos de manufatura, distribuição e venda de um produto ou serviço através da integração das quatro fases do Ciclo daProdutividade, ou seja, medida, avaliação, planejamento e melhoria.
5.2 MEDIDA DA PRODUTIVIDADE NO ÂMBITO NACIONAL
A medida da produtividade nacional é função do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que periodicamente disponibiliza os indicadores. Os mais usuais são o PNB (Produto Nacional Bruto), o PIB (Produto Interno Bruto) e renda per capita (normalmente o PIB dividido pelapopulação). Os órgãos de classe também divulgam seus indicadores, como, por exemplo, o produto interno industrial, o produto interno agrícola e assim por diante.
Em âmbito nacional, entretanto, um indicador de produtividade se destaca, que é o índice de produtividade da mão-de-obra. Sua importância se justifica, pois:
* É um fator importante de custos na maioria dos produtos;
* É fácil demedir;
* Existem mais dados disponíveis;
* Historicamente, o desenvolvimento tecnológico está associado mais ao deslocamento de mão-de-obra, pelo aumento da produtividade, do que ao deslocamento de outros fatores de produção;
* A produtividade da mão-de-obra tem efeitos muito mais profundos na economia de um país.
A título de ilustração, a revista Exame (26 de abril de 1995), fez aseguinte chamada:
Produtividade em alta – De 1989 até o ano passado, os fabricantes de papelão ondulado, material usado em embalagens, apresentaram um extraordinário ganho de produtividade: 40%, segundo dados divulgados pelo sindicato que reúne as indústrias do setor. Nesse período, a mão-de-obra empregada baixou de 15.466 empregados, para 13.354, enquanto a produção bruta das fábricas passou...
tracking img