Producao de texto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1303 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Oficina de Escrita e de Leitura
Construir novos episódios a partir do modelo fornecido por um conto

OS DOIS MENTIROSOS

Era uma vez dois irmãos que viviam muito pobres e sem meios de ganharem dinheiro até que o mais velho disse para o outro: “Ó irmão, lembrei-me de uma coisa. Vamos por esse mundo de Cristo pregar mentiras por dinheiro – um de nós irá adiante, e depois irá o outroconfirmar o que o outro disse”.
Combinaram as mentiras que haviam de dizer e partiram para a mesma terra, indo sempre um adiante. Chegado o primeiro a uma certa terra, começou a botar fama que trazia uma grande novidade, mas que só a daria por dinheiro; juntou-se logo muito povo, para saber a novidade e o homem então disse: “Em tal terra acaba agora de nascer um menino com sete braços”. Então o povinhoadmirado pagou a novidade ao homem e ele foi seguindo o seu caminho. Alguns mais incrédulos dispunham-se a partir para a tal terra para saber a certeza da novidade, quando lá apareceu o outro irmão e começou a dizer que vinha de lá; então todos lhe perguntaram se ele tinha visto o menino com sete braços. Ele respondeu: “Eu não vi o menino com sete braços, mas vi uma camisa a enxugar que tinhasete mangas”. Então é verdade o que nos disseram e deram muito dinheiro ao homem.
Entretanto já o outro irmão espalhava noutra terra que tinha visto um moinho em cima de um pinheiro e recebia muito dinheiro em paga da novidade. Depois de ter partido para outra terra, chegou ali o irmão e perguntaram-lhe: “Olhe lá: diz que em tal terra está um moinho sobre um pinheiro?” “Olhem, respondeu o rapaz, oque eu lhes sei dizer é que vi um macho carregado de sacos de farinha subindo por um pinheiro acima”. “Ai! Então é verdade o que nos disseram”, exclamou a pobre gente. Depois deram muito dinheiro aos homens e eles lá foram para outras terras enganar o povo

Produção Textual – Completar texto

Um texto narrativo está estruturado em três partes: a introdução, o desenvolvimento e a conclusão.No texto que se segue, falta a conclusão. Você irá, primeiro, delimitar as duas partes que tem e depois, completá-lo, seguindo a tua imaginação.

Uma coruja encontrou uma águia e disse-lhe:
- Ó águia, se vires uns passarinhos muito lindos, num ninho, com uns biquinhos muito bem feitos, olha lá não os comas que são os meus filhos.
A águia prometeu que não os comia. Foi voando e encontrou,numa árvore, um ninho de coruja e comeu as corujinhas. Quando a coruja chegou e viu que lhe tinham comido os filhos, foi ter com a águia, muito aflita:
- Ó águia, tu foste-me falsa, porque prometeste que não comias os meus filhinhos, e mataste-mos todos.
Respondeu a águia:
- Eu encontrei umas corujas pequenas, num ninho, sem bico e com os olhos tapados, todas depenadas, e comi-as; como tume disseste que os teus filhos eram muito lindos e tinham os biquinhos bem feitos, entendi que não eram
Eu encontrei umas corujas pequenas, num ninho, sem bico e com os olhos tapados, todas depenadas, e comi-as; como tu me disseste que os teus filhos eram muito lindos e tinham os biquinhos bem feitos, entendi que não eram esses…


Produção Textual – Completar textos

Um texto narrativoestá estruturado em três partes: a introdução, o desenvolvimento e a conclusão.
No texto que se segue, falta a conclusão. Você vai, primeiro, delimitar as duas partes que tem e depois, completá-lo, seguindo a tua imaginação.

De terras longínquas, regressara à sua terra um emigrante, que trouxera por única fortuna um papagaio a que muito se afeiçoara.
Pacientemente conseguiu que o papagaiodissesse uma única frase: «Não há dúvida!». Apesar da escassez da conversa o homem vivia contente com a companhia do papagaio.
Os tempos, no entanto, iam difíceis e o pobre homem viu-se obrigado a vender o seu companheiro. Deslocou-se a uma feira próxima, e começou a anunciar o papagaio como «a ave mais inteligente que conheço e que dá sempre a sua opinião acertada, a qualquer pergunta que lhe...
tracking img