Processos gerenciais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1834 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Fundamentos da Administração e Contexto Organizacional



Processo Administrativo: Planejamento

A administração tem como conceito planejar, organizar, liderar e controlar todos os processos. Sendo assim é a maneira pela qual as coisas acontecem nas organizações.
O processo vem através da divisão do trabalho, autoridade e responsabilidade, unidade de comando, hierarquia,departamentalização e coordenação.
A prática está na organização formal que se dá pelo conjunto de todos os processos buscando a máxima eficiência e a melhoria continua.
O ponto de partida para o sucesso empresarial é a visão, um empreendedor tende a ser criativo, crítico e precisa enxergar além do horizonte, o bom empreendedor é audacioso.
O planejamento é essencial, pois, a empresa para ser bem sucedida deveráatravés da visão planejar e organizar as duas idéias, esboçar e cria um roteiro para tomar as melhores decisões. Para colocar a idéia em prática o empreendedor deverá controlar e monitorar essas idéias para que não fujam do foco inicial, fiscalizando e avaliando os resultados para verificação das conformidades.


Processo Administrativo: Organização
O planejamento estratégico é consideradocomo um processos gerencial que possibilita ao executivo estabelecer o rumo a ser seguido pela empresa, com vistas a obter um nível de otimização na relação com seu ambiente.
Com o planejamento estratégico criamos responsabilidades para os níveis mais altos de nosso projeto Social onde nomeamos um Gestor e formulamos objetivos quanto à melhor metodologia a ser aplicada para que possamos atravésexecutar de maneira mais eficiente as atividades proposta que é a Ação social de arrecadação de donativos, selecionamos os cursos de ação a serem seguidos para sua consecução, levando em conta as condições externas e internas, para obtermos evolução esperada.
Já está consolidada afirmação de que o planejamento estratégico, quando adequadamente utilizado, proporciona uma série de vantagens para aempresa como um todo, entre as quais podem ser citadas:
* Identifica áreas que exigem decisões e garante que a devida atenção lhe será dispensada, tendo em vista os resultados esperados;
* Estabelece um fluxo mais rígido de informações importantes para os tomadores de decisão e que sejam as mais adequadas para o processo;
* Facilita a mudança organizacional durante a execução dos planosestabelecidos, através de uma comunicação adequada e apropriada;
* Procura o envolvimento dos vários elementos da empresa para os objetivos, desafios e metas através do direcionamento dos esforços;
* Facilita e agiliza o processo de tomada de decisão;
* Facilita a alocação dos recursos da empresa;
* Possibilita maior consenso, compromisso e consistência;
* Cria alternativasgerenciais;
* Possibilita o comportamento sinérgico das várias unidades organizacionais;
* Possibilita a empresa manter maior interação com o ambiente;
* Incentiva e facilita a função de direção da empresa;
* Transforma a empresa reativa em empresa proativa
* Facilita e desenvolve um processo descentralizado de decisão na empresa;
* Cria situações em que os administradores daempresa se sentem obrigados a se afastarem das atividades rotineiras da empresa;
* Incentiva a utilização de modelos organizacionais adequados aos diversos contextos ambientais atuais e futuros;
* Orienta o desenvolvimento de outros planejamentos a nível tático ou operacional;
* Possibilita a obtenção de melhores resultados operacionais;
* Fortalece e agiliza o processoorçamentário.
*
Entretanto, como nem tudo é uma maravilha por si só, deve-se considerar as dificuldades de avaliar a concretização dessas vantagens para a empresa como sendo geradas pelo planejamento estratégico.
Dependendo do ambiente organizacional, muitos executivos não querem planejar para o período de 3, 4 ou 5 anos, e afirmam inclusive, se não sabem se a empresa vai existir nessa época....
tracking img