Processos gerenciais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2833 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ANHANGUERA

PROCESSO ADMINISTRATIVO:
As funções administrativas – teoria e prática

Brasília-DF 24 setembro de 2012
EUDISMAR RIBEIRO GALVÃO RA: 351069
CAROLINA GEANE DE SOUZA SOARES SANTOS RA: 378522
WAGNER PINTO DE ALENCAR RA: 349377
LUCAS TELES LEITE MORAES: 380733
INTRODUÇÃO

Para entender o processo administrativo como um todo é necessário explicar com as (várias) funçõesadministrativas são desenvolvidas ou se desenvolvem nas organizações. Quando integradas, as funções administrativas formam o ciclo administrativo quais sejam o planejamento, a direção, a organização e o controle que são quatro funções do administrador.
Portanto abordaremos neste trabalho a importância dos atos de planejar, organizar, dirigir e controlar, pois tais funções são mais do que uma sequenciacíclica, estão intimamente relacionadas em uma interação dinâmica. Cabendo ao administrador a tomada de decisões estratégicas e o planejamento do futuro de sua organização.

PLANEJAMENTO

DEFINIÇÃO: É uma função administrativa e refere-se á maneira pela qual uma organização pretende aplicar os recursos e as tarefas necessárias para alcançar os objetivos propostos. O primeiro passo consiste nadefinição dos objetivos, envolvendo a organização como uma totalidade, pois os objetivos são resultados específicos que se pretende atingir e são estabelecidos conforme a missão da organização, com isso são desenvolvidos programas, onde o administrador considera sua viabilidade e aceitação pelos gerentes e funcionários da organização.
Planejamento significa visualizar o futuro e saber aonde quer chegar e oque deverá ser feito, pois a elaboração de bons planos ajudam as pessoas a fazerem hoje as ações necessárias para qualquer tipo de organização ou atividade. O planejamento é a função inicial da administração; é onde identificamos os recursos necessários, as tarefas a serem executadas, as ações a serem tomadas e o tempo a ser seguido, logo um plano é uma colocação ordenada daquilo que é necessáriopara atingir os objetivos. O planejamento não se resume somente na previsão das decisões que deverão ser tomadas no futuro, mais da tomada de decisões que produzirão efeitos e consequências futuras. Portanto, o planejamento é um processo constituído de várias fases para definir os objetivos, verificar a situação atual em relação aos objetivos, desenvolver premissas quanto as condições futuras,analisar as alternativas e implementar o plano e avaliar os resultados e verificar quais os fatores críticos de sucesso para tingir os objetivos propostos. Por fim, o planejamento traz infinitos benefícios para a organização, são eles: foco e flexibilidade, melhoria na coordenação, melhoria no controle e administração do tempo; e o planejamento por envolver uma volumosa parcela da atividadeorganizacional, ele é feito por meios de planos e abrangem os três níveis organizacionais, são eles:
* Planejamento estratégico (institucional)
* Planejamento tático (intermediário)
* Planejamento operacional (operacional)

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Uma boa estratégia é aquela que gera vantagens competitivas.
“A gestão estratégica procurou dar um enfoque sistêmico às funções estratégicas paraestabelecer o equilíbrio entre as demandas do ambiente interno e externo, bem como a integração de todos os setores da organização, no intuito de melhor alocar recursos para atingir os objetivos” (Lobato, 2003, P 25)
O planejamento estratégico procura alcançar objetivos organizacionais globais, envolvendo a organização como uma totalidade, compõe-se de políticas simultâneas e integradas entre si eorientando para longo prazo e é definido pela alta administração, ou seja, é decidido pelo nível institucional. O planejamento estratégico serve para guiar a ação organizacional a tomar hoje decisões tendo em mente o futuro; é um processo que requer aprovação, tomada de decisão e avaliação.
Características fundamentais do planejamento estratégico:
Missão: é o ponto de partida, a razão de ser...
tracking img