Processos gerenciais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1717 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância





Atividades Práticas Supervisionadas



Disciplina: Processos Gerenciais






Mariângela Soares Domingues
Rosane Knopp dos Santos
Tânia Maria Siqueira Soares
Felipe AntunesMonteiro
Delanir Souza de Campos










PELOTAS / RS
2012





1-INTRODUÇÃO


Atualmente o planejamento se tornou indispensável para que empresas ou organizações definam caminhos para que metas e objetivos sejam alcançados, além de ajudar a prever, e consequentemente preparar-se para eventuais problemas.
Também se deveressaltar que o planejamento é um dos mais importantes processos administrativos, pois uma organização que não faz um bom planejamento dificilmente irá se estabelecer e gerar lucros.
Veremos a seguir diferentes conceitos de planejamento, do ponto de vista de autores diferentes e veremos ainda, os diferentes tipos de planejamento existentes.

2- PLANEJAMENTOPrimeiramente, para se fazer o planejamento de uma empresa, é preciso ter uma visão critica do futuro, ou seja, ter uma sólida visão de onde a empresa quer chegar. Mas para que esse planejamento funcione , é fundamental deixar as emoções de lado , e ,investir em um processo extremamente realista e baseado em dados e informações de uma série de fatores , como por exemplo , aspectos sociais e culturais,perfil dos negócios existentes, logística da região, fontes de investimento, qualidade da educação e poder de compra do município.
Existem três tipos de planejamento: Planejamento Estratégico, Planejamento tático e o Planejamento Operacional, sendo que o Planejamento Estratégico engloba os demais.
Planejamento Estratégico: Está no nível institucional, tem como objetivo fazermapeamentos ambientais, avaliar as forças e fraquezas da empresa para tomada de decisões estratégicas. Tem como característica incerteza e imprevisibilidade. Apresenta resultados em longo prazo.
Não podemos, no entanto, desprezar o fato de que o planejamento estratégico de uma organização está intimamente ligado a sua visão, missão e política organizacional.
Podemos compreender oplanejamento estratégico através do seguinte esquema:
























Planejamento Tático: Está situado no nível intermediário da organização. Tem como objetivo interpretar e traduzir as decisões estratégicas em planos mais detalhados no nível departamental. Tem como característica uma intensa articulação interna e apresenta resultados em médio prazo.Planejamento Operacional: Situa-se no nível operacional da organização e tem como objetivo transformar os planos táticos de cada departamento, em planos operacionais para cada tarefa. Tem como característica certeza e regularidade e resultados á curto prazo.
Mas, segundo o autor Roberto Shinyashiki, para se obter sucesso não se depende apenas de um bom planejamento, é preciso tervisão para enxergar oportunidades onde a maioria das pessoas só vê problemas. O verdadeiro empreendedor deve ver o que está nas entrelinhas. Uma pessoa com visão não enxerga apenas o mundo como ele é, e sim, como ele poderia ser.
Segundo o autor Paulo Barreto dos Santos, um empreendedor para obter sucesso precisa estudar muito, participar de eventos, workshop, etc.. O grande problema damaioria das empresas, segundo ele, é que enquanto o mundo dos negócios está em constante mudança e evolução, a maioria dos empresários utilizam métodos para lidar com determinadas situações, que eram utilizadas para resolver problemas de outras eras e como sabemos as soluções de ontem não necessariamente servem para hoje.




3-CONSIDERAÇÕES FINAIS


Podemos concluir, então, que...
tracking img