Processos gerenciais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1594 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tecnologia em Gestão de Marketing

Processos Gerenciais
2ºsemestre


Relatório apresentado como atividade avaliativa da disciplina de Processos Gerenciais, do Curso de Gestão de Marketing do Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera-Uniderp, sob a orientação do professor-tutor presencial: Franciani Graziela de Paula.


Introdução

O objetivo daATPS a seguir é mostrar o conhecimento adquirido em sala de aula, sobre o tema planejamento, veremos seus tipos e conceitos, nos quais foram adquiridos através de pesquisas via internet e livros.
Planejar é o ato de traçar planos para se alcançar um objetivo, a fim de economizar tempo, dinheiro, ter um controle maior sobre a direção a ser tomada durante o percurso, e ter uma ideia dosobstáculos que virão pela frente.
Mostraremos também tópicos de como direção, implicações éticas e controle.


O que é Planejamento?

O planejamento é a definição de um futuro desejado e de meios para alcançá-lo.
Em outras palavras, poderíamos definir planejamento como sendo o exercício sistemático de antecipação. O princípio do planejamento é inspirado noesquema de planificação dos países socialistas, do qual se distingue por não eliminar a concorrência entre empresas no mercado, e exercer um controle mais normativo que imperativo.
Pode simplesmente introduzir o controle de preços e de políticas setoriais ou, em caráter mais amplo, orientar investimentos de infraestrutura tais como: indústria de base, transporte e comunicação, etc.Até os anos 30, o planejamento era considerado incompatível com a economia de mercado. Hoje, o planejamento é utilizado nos países capitalistas, sendo comum a intervenção do Estado na economia. Outra justificativa do Planejamento nos países capitalistas é o investimento em certos setores ou atividades que ofereçam lucros duvidosos e em longo prazo, pelo qual a iniciativa privada não seinteressa, ou disponha de capital necessário, tais como: construção de estradas, hidrelétrica, etc.
Daí é fundamental não confundir planejamento com precisão, projeção, predição, resolução de problemas e planos. O planejamento pressupõe a necessidade de um processo decisório que ocorrerá antes, durante e depois de sua elaboração na empresa é um processo continuo, cujascaracterísticas básicas são: o planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas as implicações futuras de decisões presentes; o planejamento não é um ato isolado; o processo de planejamento é muito mais importante que seu produto final.

Tipos de Planejamento

Planejamento Estratégico

Planejamento estratégico é um conjunto de tomada deliberada e sistemática de decisões acerca deempreendimentos que afetam ou deveriam afetar toda a empresa por longos períodos de tempo. É o planejamento que envolve prazos mais longos de tempos, é mais abrangente e é discutido e formulado nos níveis hierárquicos mais elevados da empresa, isto é, no nível constitucional.

Planejamento Tático

Planejamento Tático é a função administrativa que determina antecipadamente o que sedeve fazer e quais objetivos devem ser alcançados. Além disso, visa dar condições racionais para que se organize e dirija a empresa ou seus departamentos ou divisões a partir de certas hipóteses a respeito da realidade atual e futura.

Planejamento Operacional

Planejamento no nível operacional é chamado planejamento operacional e envolve os esquemas de tarefas e operaçõesdevidamente racionalizados e submetidos a um processo reducionista típico da abordagem do sistema fechado.

Processo Administrativo

O projeto social tem como objetivo ajudar as crianças do Hospital do Câncer Infantil Kids, captar recursos financeiros, arrecadações de livros, alimentos, brinquedos pedagógicos, materiais escolar, roupas e calçados para as crianças mais necessitadas....
tracking img