Processos gerenciais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1062 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo do Filme: Uma Verdade Inconveniente
O que devemos saber(e fazer) sobre o aquecimento global


Al gore



[pic]



Com freqüência, os meios de comunicação social anunciam que, numa determinada parte do Mundo ocorreu um sismo, uma cheia ou uma seca que foi responsável por grandes perdas materiais e de vidas humanas, ou até mesmo uma floresta que foi incendiada e um petroleiroderramado, catástrofes muitas vezes causadas pela ação humana. São estas interferências consecutivas na Natureza que vão destruindo o nosso Planeta e as respostas da Natureza às ações humanas são evidentes.
A grande cheia de 2005, na Índia, os tristes episódios de inundações da Europa e da América do Norte, as secas extremas na África, Darfur e Níger, o Lago Chad, que a partir de 1973 secou atéquase desaparecer, são marcas que claramente evidenciam o poder da Natureza ao responder às agressões ambientais. Ao longo dos anos, foi feita uma medição do dióxido de carbono na atmosfera e foi possível observar, através de um gráfico, que os valores de dióxido de carbono aumentavam cada vez mais com o passar do tempo e, curiosamente apresentavam oscilações no Hemisfério Norte no Verão: maisvegetação, logo mais plantas que absorvem o dióxido de carbono e no Inverno: há mais dióxido de carbono visto que as plantas caem, libertando-o.
Está cientificamente provado que a emissão de gases para a atmosfera como, por exemplo, o dióxido de carbono, o dióxido de Enxofre, o óxido de azoto e, principalmente, os CFC (Clorofluorocarbonetos) é causado pelo ser humano e tem aumentado ao longo do tempo.
Oque acontece é que as grandes quantidades de dióxido de carbono enviadas para a atmosfera aumentam a temperatura à face da Terra já que estes gases retêm o calor – efeito de estufa, levando a um aquecimento global.
Analisando os gráficos da temperatura e do dióxido de carbono, podemos concluir que encaixam perfeitamente, ou seja, o aumento de dióxido de carbono leva a um aumento da temperatura e,conseqüentemente, uma diminuição do dióxido de carbono leva a uma diminuição da temperatura.
O efeito de estufa não só é causado pela emissão de gases, como também pelas partículas finas, que retêm o calor.
A existência da atmosfera no nosso Planeta é essencial e esta, apesar de ser tão fina, nos últimos tempos, a sua espessura tem vindo a aumentar. Os raios solares incidem na Terra e sãorefletidos raios infravermelhos. Havendo uma maior espessura da camada da atmosfera, esses raios ficam retidos na mesma, fazendo mais calor. Por estas razões, há um aquecimento global que tem várias conseqüências: Degelo dos calotes polares, o que leva a uma falta de água doce na população (ex: Argentina, Peru, Alpes), à subida do nível médio das águas do mar (podendo haver inundações e a costa ficarsubmersa) e à alteração da temperatura da água em todo o planeta. Vagas de Calor (ex: Europa, Índia, EUA) Maior temperatura na origem de fortes tempestades, furacões, tornados (ex: EUA, Japão), havendo destruição, mortes, refugiados Evaporação (nos oceanos e continentes) – quando a temperatura da água aumenta, aumenta também a velocidade do vento e há mais evaporação. Diminuição da espessura doglacial Água absorve 90% da radiação e aquece e o gelo reflete 90% da radiação e derrete Ecossistemas desequilibrados e condições de vida do Planeta afetadas: falta de alimentos, muitas extinções, alterações dos ciclos reprodutivos dos seres vivos, branqueamento dos corais, novas doenças – insetos, parasitas, vírus, etc. e falta de habitantes (ex: O urso Polar que sem gelo, afogar-se-á) O ciclo dascorrentes marítimas é afetado, podendo ser alterado Por vezes, pensa-se que a Terra é tão grande que não pode ser afetada pelo aquecimento global assim tão rapidamente, mas, neste momento, isso não é verdade. O Ozônio é um gás que existe nas zonas mais altas da atmosfera, formando uma camada muito importante, pois absorve parte da radiação ultravioleta vinda do Sol e evita que esta chegue em...
tracking img