Processos gerenciais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3521 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

Com este trabalho, pretendemos estudar a administração, analisando suas
Características, vantagens e desvantagens dentro de uma organização. De acordo com a pesquisa a Administração tem um caráter muito mais voltado para a prática do que para a teoria. Buscam-se organizações mais flexíveis, descentralizadas e receptivas à inovação.
O mercado atual tem uma dinâmica muitocomplexa, exigindo dos gestores a habilidade de improvisação.
No trabalho abaixo abordaremos as teorias e os fundamentos da administração enfatizando também os trabalhos de gestores e as funcionalidades de uma organização.

2. DESENVOLVIMENTO

O artigo “O trabalho do gerente executivo” aborda de forma muito clara e específica as atividades que um gerente contemporâneo empreende nasorganizações atuais, e exemplifica as habilidades necessárias para que o gestor atual possa ter sucesso em seus empreendimentos. Trata-se de um artigo mais prático do que teórico, pois não se adentra profundamente em questões conceituais, abordando mais especificamente questões de ordem prática.
O artigo “Aplicação de ferramentas na gestão de processos das organizações que aprendem” também trata-se de umartigo bem prático que passa para o leitor detalhes relacionados à aplicabilidade de ferramentas de gestão, demonstrando os benefícios e a importância destas ferramentas para o gestor contemporâneo.
Em relação ao aspecto prático, ambos os artigos são coerentes com a proposta de Chiavenato, pois consideram uma abordagem bem mais atualizada a respeito do desenvolvimento de processos administrativos.Porém, como não poderia de deixar de ser, a obra de Chiavenato é muito mais abrangente, explora conceito profundamente e demonstra aspectos práticos destes conceitos.

3. DEFINIÇÕES DE EMPRESA E ADMINISTRADOR

3.1 Comparativo
Uma empresa é uma pessoa jurídica com o objetivo de exercer uma atividade particular, pública, ou de economia mista, que produz e oferece bens e ou serviços, com oobjetivo de atender a alguma necessidade humana. O lucro, na visão moderna das empresas privadas, é conseqüência do processo produtivo e o retorno esperado pelos investidores. As empresas de titularidade do poder público têm a finalidade de obter rentabilidade social. As empresas podem ser individuais ou coletivas, dependendo do número de sócios que as compõem.
O administrador é a pessoa responsávelpor conduzir todo o processo de administrar. Para exercer sua atividade profissional, o administrador ocupa diversas posições estratégicas nas organizações e desenvolve papéis fundamentais para a sustentabilidade e crescimento dos negócios. Para desempenhar suas funções e sustentar sua posição, o administrador deve
Desenvolver várias habilidades e algumas características é apontado comofundamentais ao perfil de um bom administrador.

3.2 Ambiente Empresarial
As empresas ao longo do tempo fazem parte de um ambiente cada vez mais turbulento e competitivo, é inadmissível que ela se enclausure e deixe de trocar energias com seu meio, e que perceba ameaças e oportunidades, provocadas pela globalização da economia, associada às novas tendências.
O ambiente geral da organização serefere aos fatores, condições, tendências que afetam ou podem vir a afetar todas as organizações, sendo importante a empresa acompanhar suas mudanças e tendências. Inclui as condições tecnológicas, sociais e econômicas, interações políticas, fatores geográficos e ecológicos, de mercado e culturais.
3.3 Estrategia Organizacional
A estratégia constitui uma visão integrada de toda a complexidadedo comportamento de uma organização, sendo holística, sistemática, molar, já que nesse aspecto,ela planeja, dimensiona e aloca os recursos organizacionais nas atividades que são básicas para o sucesso da organização. O termo estratégia vem dos antigos gregos (strategos) para designar arte militar. A adaptação da terminologia estratégica para os negócios das organizações começou na Segunda...
tracking img